UFC

Prochazka faz jejum de 3 dias em quarto sem luz antes de revanche contra Glover

Não é de hoje que Jiri Prochazka surpreende parte da comunidade do MMA. Dono de um visual exótico, de um estilo de luta chamativo e de técnicas pouco convencionais, o tcheco definitivamente não passa despercebido. Após finalizar Glover Teixeira, em junho, em Cingapura, ‘Denisa’ se tornou campeão dos meio-pesados (93 kg) do UFC e, em sua primeira defesa de título, recebeu o veterano como adversário. Contudo, o novo detentor do cinturão da categoria informa que se o oponente é o mesmo, sua preparação para a revanche, em dezembro, é especial e curiosa.

Em entrevista ao site ‘MMA Fighting’, Prochazka revelou que ficou três dias sem comer e trancado em um quarto escuro com o objetivo de aperfeiçoar sua mente para seus próximos desafios. Vale destacar que o campeão do UFC costuma treinar de forma diferenciada, em contato com a natureza, e até fortalece seus socos golpeando árvores. Agora, Jiri tenta ultrapassar seu próprio limite ao adotar a prática extrema, que visa remover estímulos sensoriais. Geralmente, os adeptos da privação sensorial passam uma hora ou mais em completa escuridão e em silêncio, não dias sem comida e sem noção de tempo. Contudo, ‘Denisa’ não é um lutador comum e se mostra disposto a ir além.

“É tudo escuro por três dias e lá você pode trabalhar com seus demônios e treinar o que quiser. Não quero falar muito sobre isso, porque isso é coisa pessoal. Essa é a maior diversão, porque você tem que ir até o ponto em que o tempo está acabando. Eu não posso falar sobre isso. Para mim, essas coisas são tão pessoais e sagradas. É muito útil. Existe apenas você e você. Nenhuma outra pessoa. Essa foi a primeira vez que fiz isso sem comida, apenas com água. É muito mais forte quando você está sem comida. Todos os processos em seu corpo são muito mais fortes. Sua mente está trabalhando muito. Três, quatro dias não é tanto. Estou usando isso apenas para reconhecer quem realmente sou, então posso começar a treinar e avançar para o próximo nível comigo mesmo”, declarou o campeão do UFC.

Jiri Prochazka, de 30 anos, protagonizou uma ascensão meteórica no UFC. O tcheco estreou pela companhia em 2020, disputou três lutas e se tornou campeão dos meio-pesados em 2022. Pela organização, ‘Denisa’ nocauteou Volkan Oezdemir, Dominick Reyes e finalizou Glover Teixeira em sequência. No Rizin FF, o atleta nocauteou Bruno Cappelozza, CB Dollaway, Karl Albrektsson, Muhammed ‘King Mo’ Lawal e Vadim Nemkov.

Matérias Recentes

Novo campeão! Petr Yan vence revanche e encerra reinado de Merab no UFC 323

Petr Yan conseguiu fazer o que parecia impossível: derrotar Merab Dvalishvili. Em uma revanche que…

07/12/2025

Acidente! Alexandre Pantoja quebra o braço em queda e perde o cinturão no UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6), definitivamente, não foi da forma que…

07/12/2025

UFC 325! Maurício Ruffy enfrenta Rafael Fiziev em janeiro, na Austrália

Um dos atletas promissores da nova geração já sabe os detalhes de seu próximo desafio…

07/12/2025

Henry Cejudo batalha, mas perde duelo de gerações e anuncia aposentadoria no UFC 323

Uma das carreiras mais vitoriosas dos esportes de combate teve seu capítulo final neste sábado…

07/12/2025

Karine Killer começa bem, mas perde de virada para Maycee Barber no UFC 323

Em ação no card preliminar do UFC 323 deste sábado (6), em Las Vegas (EUA),…

06/12/2025

Guerra! Brunno Hulk batalha e vence ex-desafiante ao cinturão no UFC 323

Antes de competir no UFC 323 deste sábado (6), Brunno Ferreira tinha uma missão clara…

06/12/2025