UFC

Primeiro evento do UFC na Arábia Saudita confirma alta do país nos esportes de combate

Neste sábado (22), o Ultimate desembarca pela primeira vez na história na Arábia Saudita. E o evento com sede na capital Riad está longe de ser uma mera coincidência. Nos últimos anos, o país do Oriente Médio tem investido alto nos esportes para atrair os olhares do mundo. E nas modalidades de combate não tem sido diferente. Após sediar algumas das mais midiáticas lutas de boxe desta temporada, a sede tenta se tornar também uma espécie de grande praça esportiva para as artes marciais mistas.

Com uma economia forte impulsionada pela produção e exportação de petróleo, a Arábia Saudita consegue investir pesado no ramo do esporte através do Fundo de Investimento Público – o mais ativo do mundo em 2023, de acordo com a CNN. Através do fundo, o Governo local comprou uma parte da PFL – liga de MMA – em 2023. Meses depois, o país recebe pela primeira vez a maior organização da modalidade no planeta: o UFC.

E para sua estreia em terras sauditas, o Ultimate quer impressionar os investidores locais. Afinal de contas, o ‘main event’ do card envolveria Khamzat Chimaev – invicto e extremamente popular – e Robert Whittaker – ex-campeão e número 3 do mundo na categoria. Entretanto, doente, o ‘Lobo’ acabou deixando o combate e foi substituído pelo prospecto russo Ikram Aliskerov. O evento também conta com outros grandes nomes da empresa em ação, como Sergei Pavlovich, Kelvin Gastelum e Johnny Walker.

Mistura de nacionalidades

Para além de buscar novas praças esportivas fortes financeiramente, o UFC também promove, cada vez mais, a internacionalização de sua marca. E prova disso é a crescente diversificação das nacionalidades dos atletas presentes no plantel da empresa. Para o evento da Arábia Saudita, 11 países serão representados pelos 22 lutadores que entrarão em ação: Brasil, Estados Unidos, Rússia, China, Coreia do Sul, Austrália, Marrocos, Dinamarca, Bahrein, Tajiquistão e Suíça.

Investimento no futebol

Antes de voltar suas atenções para os esportes de combate, o Governo da Arábia Saudita investiu pesado no mundo do futebol para atrair a atenção do mundo. Com salários astronômicos, o país atraiu grandes estrelas da modalidade na última temporada, como Cristiano Ronaldo, Neymar Jr e Karim Benzema, que atualmente desfilam pelos gramados do Campeonato Saudita.

Matérias Recentes

Jake Paul se defende e nega que luta de boxe contra Mike Tyson foi manipulada

Realizada na última sexta-feira (15), no Texas (EUA), a midiática luta de boxe Jake Paul…

21/11/2024

Inativo há mais de um ano, Kron Gracie é escalado contra rival ranqueado no UFC 310

Nesta semana, o anúncio de um combate, no mínimo, inusitado surpreendeu parte dos fãs de…

21/11/2024

Valorizada! Gabriella Fernandes comemora renovação de contrato antes do UFC China

Os contratos oferecidos para os recém-chegados do Ultimate costumam ser fixos, com quatro lutas previstas.…

21/11/2024

Ex-campeão provoca Deiveson Figueiredo e esquenta clima para a luta principal do UFC China

Ex-campeão do peso-galo (61 kg), Petr Yan tratou de aumentar o hype para a luta…

21/11/2024

Chandler relembra derrota para Charles Do Bronx no UFC 309: “Maior dor que senti na vida”

No último sábado (16), em Nova York (EUA), Michael Chandler não foi nada feliz em…

21/11/2024

Tabatha Ricci revela conversas avançadas por disputa de título em caso de vitória no UFC China

Pouco menos de três meses após ter pisado no octógono do Ultimate pela última vez,…

21/11/2024