UFC

Primeiro evento do UFC na Arábia Saudita confirma alta do país nos esportes de combate

Neste sábado (22), o Ultimate desembarca pela primeira vez na história na Arábia Saudita. E o evento com sede na capital Riad está longe de ser uma mera coincidência. Nos últimos anos, o país do Oriente Médio tem investido alto nos esportes para atrair os olhares do mundo. E nas modalidades de combate não tem sido diferente. Após sediar algumas das mais midiáticas lutas de boxe desta temporada, a sede tenta se tornar também uma espécie de grande praça esportiva para as artes marciais mistas.

Com uma economia forte impulsionada pela produção e exportação de petróleo, a Arábia Saudita consegue investir pesado no ramo do esporte através do Fundo de Investimento Público – o mais ativo do mundo em 2023, de acordo com a CNN. Através do fundo, o Governo local comprou uma parte da PFL – liga de MMA – em 2023. Meses depois, o país recebe pela primeira vez a maior organização da modalidade no planeta: o UFC.

E para sua estreia em terras sauditas, o Ultimate quer impressionar os investidores locais. Afinal de contas, o ‘main event’ do card envolveria Khamzat Chimaev – invicto e extremamente popular – e Robert Whittaker – ex-campeão e número 3 do mundo na categoria. Entretanto, doente, o ‘Lobo’ acabou deixando o combate e foi substituído pelo prospecto russo Ikram Aliskerov. O evento também conta com outros grandes nomes da empresa em ação, como Sergei Pavlovich, Kelvin Gastelum e Johnny Walker.

Mistura de nacionalidades

Para além de buscar novas praças esportivas fortes financeiramente, o UFC também promove, cada vez mais, a internacionalização de sua marca. E prova disso é a crescente diversificação das nacionalidades dos atletas presentes no plantel da empresa. Para o evento da Arábia Saudita, 11 países serão representados pelos 22 lutadores que entrarão em ação: Brasil, Estados Unidos, Rússia, China, Coreia do Sul, Austrália, Marrocos, Dinamarca, Bahrein, Tajiquistão e Suíça.

Investimento no futebol

Antes de voltar suas atenções para os esportes de combate, o Governo da Arábia Saudita investiu pesado no mundo do futebol para atrair a atenção do mundo. Com salários astronômicos, o país atraiu grandes estrelas da modalidade na última temporada, como Cristiano Ronaldo, Neymar Jr e Karim Benzema, que atualmente desfilam pelos gramados do Campeonato Saudita.

Matérias Recentes

Suposta vítima de abuso sexual depõe contra McGregor no Tribunal: “Achei que ia me matar”

Nesta terça-feira (5), Conor McGregor compareceu ao Tribunal Superior de Dublin para participar do primeiro…

05/11/2024

UFC encaminha duelo entre Ketlen Vieira e Macy Chiasson para fevereiro

Depois de se distanciar de uma disputa de título no peso-galo (61 kg) ao ser…

05/11/2024

Com lesão de Belal, Rakhmonov sugere luta pelo cinturão interino contra Usman no UFC 310

Na última quinta-feira (31), Belal Muhammad anunciou que não estaria apto para competir no UFC…

05/11/2024

Kleber Bambam desafia Whindersson Nunes para luta de boxe: “Vou arrancar sua cabeça”

Depois de ser 'atropelado' em 36 segundos pelo tetracampeão mundial Acelino Popó Freitas na sua…

05/11/2024

Lambança! Árbitro ignora lutador apagado e manda rival continuar no ataque; veja

No último sábado (2), enquanto o UFC Edmonton era realizado no Canadá, uma verdadeira lambança…

05/11/2024

Zé Colmeia e algoz são retirados do top 15 peso-pesado; ex-campeão é excluído do ranking

O duelo entre os pesos-pesados Alexander Romanov e Rodrigo Zé Colmeia, vencido pelo primeiro, no…

05/11/2024