Siga-nos
Arman Tsarukyan posa para fotos após bater o peso para luta no UFC
Arman Tsarukyan é o atual número dois do ranking peso-leve do UFC - Louis Grasse/PxImages

UFC

Preterido no peso-leve, Arman Tsarukyan cogita buscar título nos penas do UFC

Aos 29 anos e no auge de sua carreira, Arman Tsarukyan deve se deparar com uma difícil decisão pela frente muito em breve. Preterido das últimas disputas de cinturão no peso-leve (70 kg) do UFC e sem a perspectiva de um ‘title shot’ tão cedo, apesar da sequência positiva de resultados e de ter mantido a liderança do ranking por um longo período, o lutador armênio provavelmente ficará em uma espécie de limbo nos próximos meses – o que pode levá-lo, até mesmo, a uma mudança de rota drástica, de acordo com o próprio.

Em entrevista ao ‘The Ariel Helwani Show’, Tsarukyan revelou que cogita descer para o peso-pena (66 kg) caso continue tendo sua campanha por uma disputa de título nos leves ignorada pelo UFC. Ainda segundo o grappler, essa mudança – que já estaria sendo estudada pelos membros de sua equipe – seria possível por conta do seu costume de ganhar pouco peso mesmo estando fora de competição.

“Se eu não conseguir (uma luta com Justin) Gaethje, se eu não conseguir com ninguém (pelo título peso-leve), eu vou tentar pegar o título no 66 (kg). O que eu posso fazer? Nós fizemos a matemática, tudo, e meu corpo pode ir até 66 (kg). Não é fácil, mas ele (treinador) pode fazer acontecer. Se for para uma luta em junho e a gente souber dentro de duas ou três semanas no 66 kg, nós vamos dar um jeito”, afirmou Arman.

Sem prestígio

Nos bastidores, a relação entre Arman e o Ultimate não vive sua fase mais harmônica. O histórico recente inclui sua retirada de uma disputa de cinturão às vésperas do confronto contra o então campeão Islam Makhachev, após sofrer uma lesão nas costas, em janeiro de 2025 – episódio que não foi bem recebido internamente. Outra atitude polêmica que não favoreceu a imagem de Tsarukyan perante a alta cúpula do UFC foi a cabeçada dada pelo lutador em Dan Hooker, em novembro do ano passado, na véspera do combate entre eles, vencido pelo armênio.

Desde então, a percepção é de que seu prestígio dentro da empresa não é dos mais altos, o que pôde ser comprovado com a escolha dos competidores da disputa pelo título interino dos leves no último sábado, pelo card do UFC 324. Na ocasião, Justin Gaethje e Paddy Pimblett, dois atletas com retrospecto de resultados pior que Arman, foram escalados para disputar a cinta interina – duelo que coroou o norte-americano, que agora deve duelar com o campeão linear Ilia Topuria pela unificação do título da categoria.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC