Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Poirier defende uso de balança digital após polêmica com ‘Do Bronx’ em pesagem

A polêmica falha na balança envolvendo Charles ‘Do Bronx’ na pesagem oficial do UFC 274, que resultou na perda do cinturão peso-leve (70 kg) para o brasileiro, segue repercutindo dentro da comunidade do MMA. Desta vez foi Dustin Poirier, rival do paulista na categoria, quem decidiu se posicionar publicamente sobre o assunto.

Em entrevista ao podcast ‘The Fight with Teddy Atlas’, o americano condenou o uso da balança mecânica nos eventos de pesagem oficial do UFC e sugeriu que os pesos dos atletas passem a ser aferidos por uma versão digital do aparelho. A principal objeção de Poirier ao equipamento utilizado atualmente pelo Ultimate é a, inevitável, interferência humana neste processo, já que para o seu funcionamento é necessária a atuação de um profissional delegado pela Comissão Atlética local responsável pela regulamentação do evento.

O problema desse método, na visão de Poirier e de parte da comunidade das lutas, é que, ao depender da interferência humana para manusear a balança mecânica, os atletas ficam sujeitos a diferentes critérios e formas de agir, às vezes de um mesmo profissional. Vale lembrar que, logo após a polêmica falha na balança de ‘Do Bronx’, um vídeo de uma antiga pesagem de Khabib Nurmagomedov no UFC viralizou na internet, ao mostrar uma ação muito menos rigorosa do responsável por aferir o peso do russo, que à época se encontrava em uma situação parecida com a do brasileiro, às vésperas de defender seu título.

“Nós precisamos estar em balanças digitais, para que não haja nenhuma área nebulosa. Você não pode ter um cara lá dando tapinhas para nivelar uma balança de equilíbrio e fica meio que equilibrando, e ele diz que está meia libra ou algo assim. Nós precisamos de números exatos. Você sobe na balança digital, (seu peso) aparece na tela, esse é o seu peso real. Eu não gosto do fato que esses caras estão tocando nessa balança de equilíbrio”, declarou Dustin Poirier.

No último dia 6 de maio, na véspera da realização do UFC 274, Charles ‘Do Bronx’ se apresentou para a pesagem oficial do evento com 0,5 libras (cerca de 220 gramas) acima do limite exigido para disputas de título na categoria dos leves. Mesmo com mais uma hora para cortar o excesso, o brasileiro não conseguiu eliminar o peso extra e, como punição, se tornou o primeiro campeão do Ultimate a ser destituído de seu título por uma falha na balança.

Na sequência do ocorrido, Charles e sua equipe alegaram ter sido vítimas de um problema com a balança disponibilizada pelo UFC no hotel dos atletas, que estaria descalibrada, e, por isso, fez com que eles acreditassem que o então campeão peso-leve já estaria na marca ideal, interrompendo o corte de peso. A reclamação do brasileiro foi apoiada por outros atletas, que confirmaram a versão apresentada, e até mesmo por Dana White, em entrevista coletiva pós-UFC 274, mas, mesmo com o suposto erro e a vitória de ‘Do Bronx’ no evento, em disputa contra Justin Gaethje, o paulista se viu sem seu cinturão.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC