UFC

Perto dos 40 anos, Gilbert Durinho busca última corrida pelo título no UFC

Aos 38 anos de idade, completados em julho, Gilbert Burns vive um dos momentos mais decisivos de sua carreira. Vindo de duas derrotas consecutivas, sua primeira sequência negativa de resultados no MMA, o agora quase ‘quarentão’ lutador precisa voltar a vencer se quiser continuar sonhando com uma nova oportunidade de disputar o cinturão meio-médio (77 kg) do Ultimate. Por isso, o combate contra o americano Sean Brady, na luta principal do UFC Vegas 97, neste sábado (7), se tornou ainda mais importante para ‘Durinho’, que busca sua última corrida pelo título.

Depois de migrar para o MMA credenciado por uma trajetória de sucesso no jiu-jitsu, sua modalidade de origem, Gilbert Durinho se consolidou como um dos grandes lutadores de sua geração. Na divisão dos meio-médios, em especial, o atleta natural de Niterói (RJ) alcançou o ápice de sua performance dentro do octógono e chegou, inclusive, a lutar pelo título da categoria, sendo derrotado pelo então campeão Kamaru Usman, em fevereiro de 2021.

Desde então, o lutador brasileiro tenta iniciar uma nova corrida pelo ‘title shot’, sem sucesso. Depois da derrota na disputa de cinturão, foram três vitórias e três derrotas para Durinho. Mesmo com o desempenho dentro do octógono ainda compatível com o alto nível do esporte, o acúmulo de resultados negativos no curto espaço de tempo, como era de se esperar, gerou dúvidas sobre seu futuro. O próprio campeão da divisão, Belal Muhammad, levantou um questionamento sobre a motivação do ex-desafiante ao título, que – já com a idade considerada avançada para a prática do MMA – poderia pendurar as luvas sem conseguir alcançar seu grande objetivo de ser campeão do UFC.

Investimento para seguir em alto nível

Ciente das dificuldades provocadas pelo envelhecimento natural do ser humano, Gilbert não poupou esforços para manter seu corpo capacitado para a prática do esporte de alto rendimento. Assim, o meio-médio investiu em equipamentos de recuperação muscular e fisioterapia individualizada em sua própria casa, como relatou à equipe de reportagem da Ag Fight recentemente, em entrevista no media day do UFC Vegas 97.

Defesa de posição

O retrospecto ruim dos últimos combates também tiveram repercussão no ranking do UFC. Com os reveses, Durinho deixou o top 5 da tabela de classificação da categoria e agora ocupa o 6º lugar na lista, sua posição mais baixa em muitos anos. Diante de Sean Brady, o faixa-preta defende, além do sonho de ainda ser campeão do Ultimate, seu posicionamento no top 15, tendo em vista que seu oponente deste sábado vem em franca ascensão na divisão.

Tudo ou nada

Sendo assim, o combate que lidera o card do UFC Vegas 97 tem um significado ainda maior para Gilbert Burns. Um triunfo afasta a má fase e pode ser o combustível necessário para que o niteroiense engate uma nova sequência positiva, de olho em se credenciar novamente para uma disputa de cinturão entre os meio-médios. Por outro lado, um revés diante de Sean Brady pode colocar um ponto final simbólico na carreira de Durinho, pelo menos no que diz respeito à busca por títulos.

Matérias Recentes

Dana White critica O’Malley por performance sem brilho contra Merab no UFC 306

Primeiro evento esportivo a ser realizado na Esfera, em Las Vegas (EUA), o UFC 306…

16/09/2024

Torcedores lotam as ruas da Geórgia para assistir luta de Merab Dvalishvili no Noche UFC; veja

No último sábado (14), no Noche UFC, Merab Dvalishvili disputou a luta mais importante de…

16/09/2024

Dana White abre as portas para Diego Lopes servir de reserva em disputa de título no UFC 308

Depois de superar Brian Ortega no card principal do 'Noche UFC', no último sábado (14),…

16/09/2024

Insatisfeito, McGregor ‘aprova’ luta contra Chandler após rival enfrentar Do Bronx

Na última sexta-feira (13), Conor McGregor, assim como a comunidade do MMA, foi surpreendido com…

16/09/2024

Com previsão certeira, Ketlen Esquentadinha relembra brecha da rival: “Tinha o queixo fraco”

Ketlen Souza despontava como uma das maiores zebras do Noche UFC nas casas de apostas.…

16/09/2024

Alex Poatan provoca Dricus du Plessis e intensifica rivalidade no UFC: “C*** de cachorro”

Em outubro, em Utah (EUA), Alex Pereira vai colocar o cinturão dos meio-pesados (93 kg)…

16/09/2024