Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Paulo ‘Borrachinha’ perde para Marvin Vettori em luta emocionante no UFC Vegas 41

A expectativa de parte da comunidade do MMA para o ‘main event‘ do UFC Vegas 41 se confirmou. O choque entre Marvin Vettori e Paulo Costa, que antes seria válido pelo peso-médio (84 kg), prometia fortes emoções e, no octógono, foi tudo isso e mais um pouco. No evento realizado neste sábado (23), em Las Vegas (EUA), os rivais aceitaram se enfrentar pelos meio-pesados (93 kg) e deram show de valentia. No final dos 25 minutos de batalha, o italiano foi superior na base do volume de golpes e levou a melhor na decisão unânime dos juízes.

Após o duelo, Vettori enalteceu o poder de ‘Borrachinha’, mas o provocou por apresentar problemas com a balança durante a semana da luta. Além disso, o italiano reforçou o desejo de disputar o título do peso-médio do UFC novamente. Vale lembrar que, antes de enfrentar o brasileiro, ‘The Italian Dream’ foi superado pelo campeão Israel Adesanya.

Por outro lado, ‘Borrachinha’ se encontra em posição delicada no UFC. O brasileiro perdeu a segunda luta seguida e não deixou uma boa impressão em parte da comunidade do MMA ao apresentar problemas para bater o peso. Inclusive, na próxima atualização do ranking do peso-médio, o mineiro deve perder o segundo lugar, mesmo com o combate contra Vettori sendo realizado pelos meio-pesados.

A luta

O início da luta foi todo de ‘Borrachinha’. O brasileiro aplicou dois poderosos chutes baixos. Vettori apenas estudava, sem desferir golpes. Em um dos ataques, o brasileiro se desequilibrou e isso trouxe o italiano para a luta. Na troca de golpes, o mineiro levava a melhor e acertou um cruzado forte e um chute na linha de cintura. Vettori tentava responder, mas de forma menos impactante, apostando no volume. Sem dosar energia, ‘Borrachinha’ continuou exibindo seu poder, com diretos e chutes no oponente. Ao levar o rival para a grade, Vettori acertou boas combinações, mas sem assustar. No final do primeiro round, o brasileiro voltou a ameaçar o desafeto com um overhand e diretos, porém o italiano respondeu com jabs.

No segundo assalto, os lutadores trocaram chutes de imediato. Vettori voltou mais agressivo, perseguindo ‘Borrachinha’. Ao mesmo tempo que o brasileiro acertou um direto, o italiano retribui na mesma moeda. Na sequência, o mineiro aplicou um chute que abalou o desafeto, que resistiu. Confiante, ‘Borrachinha’ seguiu no ataque, distribuindo chutes e socos poderosos. Na metade do segundo round, Vettori conseguiu a queda, mas não estabilizou a posição. Em pé, o brasileiro acertou uma dedada ilegal no olho do italiano, que fez o árbitro lhe tirar um ponto. Após a punição, o mineiro aplicou dois chutes altos que pararam na guarda do oponente. Vettori levou o rival para a grade e distribuiu uma boa combinação de golpes, mas sem potência.

No terceiro round, ‘Borrachinha’ iniciou a ação com chute alto e Vettori com jabs. Quando o italiano foi para cima, o brasileiro respondeu com um direto. Após um breve momento de estudo, o mineiro assustou o inimigo com um chute rodado e o acertou com um cruzado. Na sequência, foi a vez de Vettori aplicar uma boa joelhada, socos na linha de cintura e um bom direto. No final do terceiro round, ‘Borrachinha’ surpreendeu e quedou o rival. No entanto, ao tentar a finalização, perdeu a posição, caiu por baixo e não saiu de lá.

No quarto assalto, Vettori levou ‘Borrachinha’ para a grade e acertou uma boa sequência no desafeto, que provocava. Novamente, o brasileiro apostou no chute alto e foi respondido com um chute baixo. Na grade, o italiano acertou cruzados no corpo do rival. Em contrapartida, no centro do octógono, o mineiro levou perigo com dois diretos. Faltando dois minutos para o fim do quarto assalto, Vettori aplicou um potente golpe. Cansado, ‘Borrachinha’ tentou quedar o oponente, mas não conseguiu. O italiano também tentou derrubar o adversário, porém sem sucesso. Quem desferiu o último ataque foi Vettori, que foi respondido com uma careta.

Na quinta e última parcial, ‘Borrachinha’ voltou a ser mais agressivo, porém Vettori não se intimidou. Disposto a encerrar a luta, o brasileiro distribuiu chutes e socos que chegaram a curvar o oponente. De forma inteligente, o italiano grudou no rival para conter o ímpeto do mesmo. Aparentemente assustado, Vettori se movia no octógono, mas não atacava. Por outro lado, ‘Borrachinha’ continuava agressivo e não parou de socar e chutar o desafeto. Em possível vantagem no placar, o italiano optou por sobreviver aos ataques de ‘Borrachinha’, já que não o ameaçou. A tática deu certo, já que o ‘The Italian Dream’ saiu vitorioso do combate por decisão unânime.

Acompanhe os resultados do UFC Vegas 41:

Marvin Vettori venceu Paulo ‘Borrachinha’ por decisão unânime;
Grant Dawson vs Rick Glenn terminou em empate majoritário;
Jessica-Rose Clark venceu Joselyne Edwards por decisão unânime;
Alex Caceres finalizou Seung Woo Choi no 2º round;
Francisco ‘Massaranduba’ venceu Dwight Grant por decisão dividida;
Nicolae Negumereanu nocauteou Ike Villanueva no 1º round;
Gregory ‘Robocop’ nocauteou Jun Yong Park no 2º round;
Mason Jones venceu David Onama por decisão unânime;
Tabatha Ricci venceu Maria de Oliveira Neta por decisão unânime;
Jamie Pickett venceu Laureano Staropoli por decisão unânime;
Jai Herbert nocauteou Khama Worthy no 2º round;
Jeff Molina nocauteou Daniel ‘Miojo’ no 2º round;
Randa Markos venceu ‘Livinha’ Souza por decisão unânime;
Jonathan Martinez venceu Zviad Lazishvili por decisão unânime.

Mais em UFC