UFC
Pantoja aguarda ‘title shot’ em caso de vitória e crava: “Pronto para ser campeão”
-
por
Rodrigo Tannuri
Veterano do MMA, Alexander Pantoja é um dos melhores lutadores da história do peso-mosca (57 kg), já que, desde sempre, ocupa um lugar no top-5. Contudo, apesar de tal status no esporte, o brasileiro ainda não conseguiu disputar o título da divisão no UFC. Ciente de que, novamente, está perto do cinturão da categoria, ‘The Cannibal’ visa convencer na edição de número 277, que acontece neste sábado (30), no Texas (EUA), para desafiar o campeão.
É bem verdade que o atual momento do peso-mosca é um tanto quanto conturbado. Deiveson Figueiredo, campeão da categoria, sofreu uma lesão na mão e entrou em atrito com o UFC, porque se queixou publicamente a respeito do seu salário e da criação do título interino. Inclusive, Brandon Moreno e Kai Kara-France disputam o cinturão provisório neste sábado, no mesmo evento que Pantoja encara Alex Perez. Dessa forma, ‘Daico’ deve enfrentar o vencedor da luta entre o mexicano e o neozelandês, mas Alexandre não descarta uma surpresa.
Caso vença Perez, Pantoja projeta disputar o cinturão do peso-mosca do UFC em sua próxima luta. De acordo com o brasileiro, o fato de Deiveson estar afastado e insatisfeito na organização pode levá-lo a um novo encontro seja com Moreno ou Kara-France, lutadores que conhece muito bem. Vale destacar que o atleta natural de Arraial do Cabo venceu o ex-campeão duas vezes, por finalização e decisão unânime, e passou por ‘Don’t Blink’ por pontos. Com o histórico positivo, Alexandre, para elevar sua posição na categoria, até classifica os profissionais como seus filhos.
“Acho que é uma boa oportunidade para mim e para Perez agora. O título está aí. O campeão Deiveson está de férias a vida toda agora. Ele parece grande. Talvez ele não volte a lutar este ano e acho que essa luta com Perez define quem é o próximo a lutar pelo título. Acho que Perez pensa o mesmo. Quando vou para o octógono, é para viver ou morrer. Esse é o meu estilo. Às vezes, você precisa ser esperto, porque agora tem adversários difíceis como Perez, mas trabalho o dia todo, vou para a academia e treino muito. Meus parceiros de treino sabem disso. Estou pronto para ser campeão”, declarou o lutador no ‘media day’ do UFC 277.
Alexandre Pantoja, de 32 anos, possui boa reputação no peso-mosca e, não à toa, costuma ser apontado por parte da comunidade do MMA como potencial desafiante ao título da categoria no UFC. ‘The Cannibal’ estreou no MMA em 2007, venceu 24 lutas e perdeu cinco vezes. Atualmente, o brasileiro ocupa o quarto lugar no ranking da divisão e possui triunfos marcantes sobre Brandon Moreno (duas vezes), Brandon Royval, Manel Kape, Matt Schnell e Wilson Reis.
Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.