UFC

Pai coruja! Megaton aposta em Mackenzie Dern como favorita em disputa de título no UFC 321

O ‘co-main event’ do UFC 321, que acontece neste sábado (25), em Abu Dhabi (EAU), promete fortes emoções para os fãs brasileiros. No combate que vale o cinturão dos palhas (52 kg), Mackenzie Dern enfrenta a compatriota Virna Jandiroba, em um duelo de especialistas no jiu-jitsu.

Para Wellington ‘Megaton’ Dias, no entanto, há uma favorita clara: sua filha. Durante o segundo episódio do ‘UFC 321 Embedded’, o veterano não escondeu a confiança no talento da ex-campeã mundial da arte suave.

“Acho que a Virna é uma ótima lutadora. A Mackenzie já lutou com ela. Mas, pra ser sincero, não acho que ela esteja no mesmo nível da Mackenzie. A Mackenzie é uma lutadora diferenciada no chão. Foi campeã mundial, pan-americana e europeia”, declarou.

As palavras refletem o olhar de quem acompanha de perto a trajetória da atleta desde os primeiros passos. Além do vínculo familiar, Megaton também atua como treinador de jiu-jitsu da filha, posição que ocupa desde que ela tinha apenas três anos de idade. Estar ao lado dela em uma disputa de cinturão no UFC, segundo ele, é motivo de grande emoção e orgulho.

“Poder estar no corner dela na disputa do título é muito emocionante para mim”, completou o faixa-preta.

De competidor a mentor de campeã

Mais do que pai de Mackenzie, Wellington Dias é um dos nomes mais respeitados da história do jiu-jitsu esportivo. Conhecido mundialmente como Megaton, o veterano da ‘Gracie Humaitá’ construiu uma carreira marcada por longevidade, títulos e um estilo competitivo aguerrido. Ele é o único atleta a ter participado das 16 primeiras edições do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu como faixa-preta, com múltiplas presenças no pódio.

Sua trajetória nas artes marciais teve início ainda na infância, no judô. Anos depois, a convite de Royler Gracie, passou a treinar jiu-jitsu na tradicional academia Gracie Humaitá, onde viria a conquistar a faixa-preta aos 18 anos. Já radicado nos Estados Unidos, escolheu o estado do Arizona como base, onde abriu uma academia e contribuiu ativamente para o crescimento do esporte na região, fundando a AZBJJF (Arizona Brazilian Jiu-Jitsu Federation).

Mesmo após décadas de atuação, Megaton continua competindo na divisão adulta, enfrentando atletas mais jovens e mantendo-se relevante nas competições. Apesar da extensa lista de conquistas, acompanhar o sucesso da filha no MMA é, para ele, a mais especial. Dern, que herdou o estilo determinado do pai, é hoje uma das principais referências do grappling no UFC e busca, neste fim de semana, coroar sua jornada com o tão sonhado cinturão peso-palha da organização.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok

Matérias Recentes

Sinal verde? Em meio a provocações, Volkanovski abre porta para enfrentar Jean Silva

Alexander Volkanovski deixou claro que não pretende escolher adversários caso o UFC decida colocá-lo frente…

03/02/2026

Borrachinha ironiza derrota de Diego Lopes no UFC 325; brasileiro rebate com alfinetada

Mesmo fora dos octógonos, Paulo Costa consegue atrair a atenção dos fãs com certa frequência.…

03/02/2026

Ruffy explica falta de interesse de Volkanovski em Jean Silva: “Acha que não traz desafio”

Jean Silva tem feito campanha por um ‘title shot’ e se esforçado em chamar a…

03/02/2026

Michael Morales analisa diferença de tamanho em eventual luta contra Islam Makhachev

Michael Morales voltou a chamar atenção nos bastidores do UFC ao comentar sobre uma possível…

03/02/2026

Diarreia, excesso de confiança e mais! Michel Pereira abre o jogo sobre derrotas no UFC

Pela primeira vez em sua trajetória dentro do UFC, Michel Pereira acumula três derrotas consecutivas.…

03/02/2026

Após nova cirurgia, Shavkat Rakhmonov é retirado do ranking do UFC

A ausência prolongada de Shavkat Rakhmonov do octógono passou a gerar impactos concretos dentro do…

03/02/2026