Depois de estrear com o pé direito no Ultimate, em setembro de 2021, Paddy Pimblett se tornou uma das principais apostas de futura estrela da companhia em pouco tempo. Para isso, o lutador inglês se manteve ocupado em 2022, ao entrar em ação três vezes e sair vitorioso em todas as oportunidades. Após a ascensão meteórica, porém, ‘The Baddy’ será forçado a desacelerar sua assiduidade nesta temporada, conforme o próprio revelou.
Em janeiro deste ano, Pimblett revelou que passaria por uma cirurgia no tornozelo em março. Dois meses depois, o jovem inglês já marcou a data para realizar o procedimento e admitiu que não terá condições de retornar ao octógono mais famoso do mundo até o fim de 2023 – ficando, desta forma, cerca de um ano parado para tratar a lesão.
“Ainda não fiz a cirurgia. Não pude agendar a cirurgia até que voltasse daqui (Califórnia). Então assim que eu chegar em casa – chego no dia 6 de março e faço a cirurgia dia 7. Ficarei de botas por algumas semanas, mas estou ansioso para voltar no final do ano, estarei apto a lutar, eu acho, no final do ano. (…) Quando olharam o raio-X, tinha cartilagens soltas. Preciso reconstruir o ligamento. Então vai ser um procedimento crucial. Estarei de bota por quatro semanas, é isso que sei”, projetou, em entrevista ao ‘MMA Junkie’.
A última aparição de Paddy no UFC foi cercada de polêmica. Após os três rounds de disputa contra Jared Gordon, em dezembro de 2022, os juízes laterais marcaram vitória a favor do inglês por decisão unânime. O desfecho, porém, foi duramente criticado por fãs, membros da imprensa e até mesmo outros atletas do plantel do Ultimate – que enxergaram domínio de Gordon no confronto.