Siga-nos
Diego Ribas/ PXImages

UFC

O campeão voltou! José Aldo vence primeira luta como peso-galo no UFC

Ex-campeão dos pesos-penas (66 kg) do UFC, José Aldo foi o último brasileiro a entrar no octógono do evento na temporada 2020. Contra Marlon Vera, o ‘Campeão do Povo’ buscava sua primeira vitória na categoria dos galos (61 kg) e ao mesmo tempo interromper a incômoda sequência de três derrotas na organização. Missão que foi realizada com sucesso.

Melhor em todos os assaltos, Aldo conectou melhor ataques em pé, voltou a usar seus potentes chutes na perna do oponente e abusou de cruzados na linha de cintura de Vera. No último assalto, o atleta da Nova União ainda presenteou os fãs com uma variação em sua estratégia.

Com o jiu-jitsu afiado, Aldo também levou a melhor no chão e passou os cinco minutos finais em busca de uma finalização que, apesar de não ter vindo, coroou a nova fase do atleta de 34 anos.

A luta

Agressivo, Aldo não demorou para tomar conta do ritmo de luta. Com diversos chutes baixos, golpe que marcou sua carreira no MMA, e cruzados de esquerda na linha de cintura do rival, o brasileiro pressionou e dominou o centro do octógono. Mais contundente, o ex-campeão ouviu seguidas vezes o pedido de seu treinador Dedé Pederneiras que ele atacasse ainda mais. Aldo 10 x 9 Vera.

A segunda etapa voltou a contar com a superioridade do Campeão do Povo. Com mais volume e precisão em seus ataques, o brasileiro passou boa parte dos cinco minutos minando o rival com ataques na linha de cintura e com chutes nas pernas. Como maior arma, Vera buscou o clinche junto à grade em busca de uma queda, que nunca foi consolidada. Aldo 20 x 18.

A última etapa contou com uma surpresa na estratégia de Aldo. Orientado por seu treinador, o brasileiro clinchou e passou para as costas ainda em pé. Na defensiva, Vera tentou se livrar da posição e acabou piorando a situação, com o rival em suas costas no solo em busca de um estrangulamento. Aldo 30 x 27 Vera.

Confira os resultados do UFC Vegas 17:

José Aldo venceu Marlon Vera por decisão unânime;
Michel Pereira venceu Khaos Williams por decisão unânime;
Rob Font nocauteou Marlon Moraes no 1º round;
Marcin Tybura nocauteou Greg Hardy no 2º round;
Anthony Pettis venceu Alex Morono por decisão unânime;
Pannie Kianzad venceu Sijara Eubanks por decisão unânime;
Deron Winn venceu Antônio Arroyo por decisão unânime;
Taila Santos venceu Gillian Robertson por decisão unânime;
Tafon Nchukwi venceu Jamie Pickett por decisão unânime;
Jimmy Flick finalizou Cody Durden no 1º round;
Christos Giagos venceu Carlton Minus por decisão unânime.

Editor da Ag Fight e colunista do UOL, Diego Ribas cobre MMA desde 2010 e atualmente mora em Las Vegas

Mais em UFC