UFC

Nova campeã! Mackenzie Dern vence Virna Jandiroba e conquista cinturão no UFC 321

O ‘co-main event’ do UFC 321 deste sábado (25), em Abu Dhabi (EAU), brindou os fãs de MMA com um clássico instantâneo. Com o cinturão vago dos pesos-palhas (52 kg) em jogo, duas brasileiras travaram uma verdadeira guerra pelo posto de nova campeã da categoria. Após 25 minutos intensos de combate, quem levou a melhor foi Mackenzie Dern, que derrotou a compatriota Virna Jandiroba na decisão unânime dos juízes e ficou com o título do Ultimate.

Duas especialistas de jiu-jitsu, as brasileiras travaram um embate de alto nível, tanto em pé quanto no chão. Um pouco mais agressiva durante o confronto, Mackenzie causou mais danos em Virna, conseguindo convencer os três juízes de que fez o suficiente para ter o braço erguido. Após vencer o duelo parelho, a nova campeã mundial se emocionou ao lado da pequena filha Moa, que subiu ao octógono após o anúncio do resultado.

Me sinto incrível! Não acredito que é real. Acho que igualei o Werdum, só eu e ele temos esses títulos (Mundial de jiu-jitsu, ADCC e UFC). Esse (título) vai para a Moa (minha filha). Não era o que eu esperava, achei que seria mais fácil, para ser sincera. Porque já tinha vencido ela. Mas acho que fiz o suficiente, fiz um pouco de tudo. Trocação, grade, chão”, declarou Dern, emocionada, ainda no octógono, após a vitória.

A luta

As atletas iniciaram o combate trocando chutes nas pernas. Ágeis, as brasileiras também trocaram golpes de boxe em linha. Quem tentou a primeira queda foi Virna, mas Mackenzie defendeu bem a investida e manteve o confronto de pé. Na segunda tentativa, entretanto, Jandiroba obteve sucesso e derrubou Dern. Por baixo, Mackenzie tentou dar um bote na perna. Atenta, ‘Carcará’ se afastou e recolocou a luta de pé. Ao desferir um chute, Dern abriu margem para Virna catar sua perna e aplicar nova queda. Não demorou muito para a campeã mundial de jiu-jitsu raspar e colocar a oponente de costas para a grade, onde trocaram forças no clinch até o soar do gongo.

Dern mudou a estratégia e passou a marchar para frente no início do segundo assalto. Em resposta, Virna encaixou um belo ‘overhand’ no contragolpe. No ‘timing’, Carcará conseguiu encurtar e novamente colocar a luta para baixo. Mackenzie conseguiu raspar e conectar um belo cruzado em pé. Na interação seguinte, a campeã mundial de jiu-jitsu buscou a queda, mas viu Jandiroba inverter durante o movimento e cair novamente por cima.

Mackenzie iniciou o terceiro round forte, com uma bela sequência de jab e direto limpos. Em resposta, Virna aproveitou um chute da rival para conectar um direto que derrubou Dern. Logo em seguida, a campeã mundial de jiu-jitsu se reergueu e colocou o duelo novamente de pé. Se impondo fisicamente no clinch, Mackenzie colocou Jandiroba com as costas contra a grade. Ao se desvencilhar, ‘Carcará’ acertou um belo direto de direita e, em seguida, conseguiu a queda. Mesmo por baixo, Dern ofereceu perigo com cotoveladas e também posteriormente com uma pedalada.

Virna conectou um cruzado de esquerda para abrir o quarto assalto. Mackenzie se aproximou e buscou a queda. Aguerrida, Jandiroba defendeu a investida e dominou no clinch. Um pouco mais ágil em pé, Dern conseguiu atingir a rival com um direto de contragolpe. Carcará, em resposta, conseguiu a queda, mas não quis se arriscar na guarda da oponente. Outra vez em pé, foi a vez de Mackenzie conseguir a queda e controlar as ações no solo, terminando a parcial por cima.

Jandiroba começou o quinto e último assalto com um direto limpo de direita. Em seguida, a baiana conseguiu aproveitar o momento para buscar a queda. Mackenzie, entretanto, rapidamente se reergueu. Carcará passou a pressionar a rival contra a grade em posição de superioridade no clinch. Após troca de cruzados no centro do octógono, Virna conseguiu levar novamente a luta para o solo. Mesmo por baixo, Dern passou a agredir a oponente com cotoveladas e tentativas de finalização. Atenta a isso, ‘Carcará’ preferiu se levantar. Desgastadas na reta final, as atletas trocaram golpes francos no centro do octógono. Nos segundos finais, Mackenzie ainda conseguiu uma queda e terminou o combate por cima.

Confira abaixo os resultados do UFC 321 até então:

Mackenzie Dern venceu  Virna Jandiroba via decisão unânime

Umar Nurmagomedov venceu Mario Bautista via decisão unânime

Alexander Volkov venceu Jailton Malhadinho via decisão dividida dos juízes

Azamat Murzakanov venceu Aleksandar Rakic via nocaute técnico no primeiro round

Quillan Salkilld venceu Nasrat Haqparast via nocaute no primeiro round 

Ikram Aliskerov venceu Park Jun-yong via decisão unânime

Ludovit Klein venceu Mateusz Rebecki via decisão majoritária

Valter Walker venceu Louie Sutherland via finalização no primeiro round

Nathaniel Wood venceu Jose Miguel Delgado via decisão unânime

Hamdy Abdelwahab venceu Chris Barnett via decisão unânime

Mitch Raposo venceu Azat Maksum via decisão unânime 

Mizuki Inoue venceu Jaqueline Amorim via decisão unânime

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025