UFC

Nos pesos-pesados, Jon Jones retorna ao UFC para ampliar legado e status de GOAT

Jon Jones, Anderson Silva, Georges St-Pierre, Khabib Nurmagomedov. Quando o assunto é quem desponta como o ‘GOAT’ (melhor de todos os tempos) no MMA, alguns nomes sempre figuram entre os favoritos dos fãs e especialistas. Dentre os citados acima, porém, apenas um segue na ativa e tem a chance, neste sábado (4), no UFC 285, em Las Vegas (EUA), de ampliar ainda mais seu legado e possivelmente se isolar neste debate: ‘Bones’.

Após se tornar um campeão soberano entre os meio-pesados (93 kg) e derrotar os principais desafiantes da categoria de diferentes gerações ano após ano, Jones vai em busca de algo maior – literalmente. Após três temporadas afastado do esporte, o americano moldou seu corpo para se aventurar na divisão dos pesos-pesados – um desejo pessoal antigo.

E, em sua estreia na nova divisão de peso, ‘Bones’ já competirá pelo cinturão linear vago da categoria, que antes pertencia a Francis Ngannou, que rompeu seu vínculo com o Ultimate em janeiro e deixou o posto de campeão vazio. Do outro lado do octógono montado na ‘T-Mobile Arena’, o americano terá pela frente Ciryl Gane.

Striker francês, o peso-pesado de origem já foi campeão interino do UFC e tem apenas uma derrota como profissional – exatamente para Ngannou, em duelo que unificou os títulos, em janeiro de 2022. Conhecido pela agilidade dentro do octógono, ‘Bon Gamin’ tende a ser um desafio e tanto para Jones, que já não terá a habitual vantagem de altura e alcance que normalmente obtinha entre os meio-pesados.

Prendado, porém, Jon tem no wrestling, o caminho mais claro para sair vencedor no UFC 285, conforme o próprio revelou à Ag Fight durante a semana da luta. Foi desta forma, inclusive, que Gane foi derrotado por Ngannou – que, diferentemente de Jones, não é um especialista na luta agarrada.

No entanto, com a subida de peso, cria-se algumas dúvidas. Será que o americano consegue absorver golpes de rivais consideravelmente maiores e mais fortes? Será que seu estilo de luta se adapta ao novo biotipo de peso-pesado? Será que o hiato de três anos longe do octógono pesará contra? Essas perguntas serão respondidas na luta principal do UFC 285 deste sábado.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024