O estilo de luta de Merab Dvalishvili se prova implacável dia após dia. Não à toa, o georgiano despontava como favorito contra o campeão Sean O’Malley antes da realização do Noche UFC deste sábado (14). Com gás infinito e um verdadeiro festival de quedas, o wrestler comprovou o status e, na luta principal do show sediado na Esfera, frustrou ‘Sugar’ para vencer na decisão unânime dos juízes. Com uma alcunha propícia ao desempenho apresentado no octógono, ‘The Machine’ conquistou o cinturão dos pesos-galos (61 kg) do Ultimate.
Com o resultado, Dvalishvili chegou a incrível marca de 11 vitórias consecutivas na principal liga de MMA do mundo. E, de quebra, o georgiano vingou o seu amigo e parceiro de treinos Aljamain Sterling, que havia sido nocauteado justamente por O’Malley em agosto de 2023. No topo da categoria, Merab agora volta a sua atenção para os próximos possíveis desafiantes. Dois nomes surgem com força para ocupar o posto: o russo Umar Nurmagomedov e o brasileiro Deiveson Figueiredo.
“Eu amo vocês! Hoje eu não estava me sentindo diferente de nenhum outro dia. Não senti que estava lutando pelo cinturão do UFC porque é isso que faço todos os dias. É uma loucura, parece um sonho. Não queria pensar demais no cinturão antes da luta. Estava focado no passo a passo, foi assim que cheguei até aqui. Sabia que ele (O’Malley) era bom, mas fiz ele parecer normal. Todo respeito a ele, mas hoje eu sou o melhor do UFC. Nada me surpreendeu, eu poderia continuar mais 50 rounds assim”, declarou Merab logo após derrotar Sean, ainda no octógono.
A luta
Logo no início da luta, Merab conversou com alguém enquanto lutava e foi advertido pelo árbitro Herb Dean, que interrompeu momentaneamente o duelo. Tranquilo, O’Malley se movimentou lateralmente no aguardo do momento certo para conectar seus golpes. Mais longo, o americano passou a conectar boas sequências de boxe em linha. Sentindo o perigo, Dvalishvili enfim tentou aplicar a primeira queda de forma bem-sucedida. Sugar, porém, bateu no chão e utilizou a grade para conseguir se reerguer. O desafiante ofereceu perigo novamente ao tentar encaixar uma guilhotina, da qual O’Malley conseguiu se livrar.
De guarda baixa, Sean tentou atrair Merab para seu alcance no início do segundo round. Ao esticar o braço para desferir um direto, o americano abriu brecha para o wrestler georgiano encurtar e colocar a luta para baixo. Mesmo em posição de desvantagem, O’Malley quase encaixou um triângulo, mas usou de uma pegada ilegal na luva de Dvalishvili, sendo prontamente advertido verbalmente por Herb Dean, árbitro do confronto. Por cima, Merab passou a provocar Sugar e, faltando três segundos, deu as costas para o rival. Atento, o americano correu e acertou um soco no desafiante pelas costas, junto com o soar do gongo.
Tentando evitar o wrestling do adversário, O’Malley começou o terceiro round cauteloso e na longa distância. Mas a estratégia não surtiu efeito, com Merab encurtando e novamente conseguindo levar o confronto para a sua especialidade. Disposto a reverter o cenário adverso, Sugar se recolocou de pé. Nos segundos finais da parcial, o campeão conseguiu soltar o jogo com socos e joelhadas conectadas no desafiante.
Na volta do quarto assalto, Sean começou tentando minar a linha de cintura de Merab com jabs e diretos na região. Sem dar margem ao perigo, o georgiano retomou a estratégia e aplicou uma linda queda, colocando o americano de costas para o chão no centro do octógono. Mesmo com O’Malley tentando se desvencilhar, Dvalishvili, ao melhor estilo carrapato, não deixava.
Mesmo atrás no placar, Sean se mostrou comedido no princípio do quinto e último round. E a falta de gana foi prontamente castigada, com Merab novamente derrubando o campeão. Após sofrer por alguns segundos, O’Malley conseguiu se reerguer. Faltando um minuto e meio, Sugar conectou um chute na linha da cintura que fez Dvalishvili se acuar, visivelmente sentindo a região abdominal. Disposto a sobreviver, o desafiante passou a se movimentar lateralmente, fugindo do raio de ação de Sean. A cereja do bolo veio nos segundos finais, com uma nova queda aplicada por Merab, consolidando o novo campeão da categoria.
Confira abaixo todos os resultados do Noche UFC:
Merab Dvalishvili venceu Sean O’Malley via decisão unânime
Valentina Shevchenko venceu Alexa Grasso via decisão unânime
Diego Lopes venceu Brian Ortega via decisão unânime
Esteban Ribovics venceu Daniel Zellhuber via decisão dividida
Ronaldo Rodriguez venceu Ode Osbourne via decisão unânime
Norma Dumont venceu Irene Aldana via decisão unânime
Ignacio Bahamondes venceu Manuel Torres via nocaute técnico no primeiro round
Ketlen Esquentadinha venceu Yazmin Jauregui via finalização no primeiro round
Joshua Van venceu Edgar Chairez via decisão unânime
Raul Rosas Jr venceu Aori Qileng via decisão unânime