Jailton Almeida chegou para o UFC 321 deste sábado (25), em Abu Dhabi (EAU), a uma vitória de se credenciar como o próximo desafiante ao título dos pesos-pesados. Do outro lado do octógono, porém, estava Alexander Volkov, promessa de luta dura para o brasileiro. Dito e feito. Em um confronto bastante equilibrado e definido nos detalhes, ‘Malhadinho’ acabou superado pelo gigante russo na decisão dividida dos juízes e se afastou de uma eventual disputa pelo cinturão da entidade.
Especialista na luta agarrada, o wrestler baiano não teve problemas em levar o combate para o solo. Uma vez por cima, entretanto, Malhadinho não teve a agressividade necessária para colocar Volkov em apuros. Mesmo por baixo, foi o russo quem mais desferiu golpes no chão. A dinâmica se repetiu basicamente nos três rounds. Ao final da disputa, dois juízes enxergaram triunfo de Alexander, enquanto apenas um viu Jailton superior. Desta forma, Volkov teve o braço erguido e deve ganhar o ‘title shot’ na próxima rodada.
A luta
Logo no início do embate, Malhadinho mergulhou nas pernas de Volkov e conseguiu a queda. Por baixo, o russo acertou o rival com cotoveladas na nuca e foi advertido pelo árbitro. Com cautela, o brasileiro tentou avançar posições no solo, mas acabou sendo raspado pelo oponente. De cima para baixo, Alexander passou a pontuar no ‘ground and pound’ até o soar do gongo, enquanto Jailton se esquivava dos principais ataques.
No segundo assalto, Malhadinho acertou um belo direto e, na sequência, aproveitou o momento para aplicar nova queda no gigante russo. Habilidoso, o brasileiro atacou as costas de Volkov. Atento, Alexander conseguiu evitar o mata-leão – mas cedeu novamente a guarda fechada. Sem muita movimentação, o árbitro mandou o duelo recomeçar de pé. Sem deixar brechas, Jailton derrubou o adversário novamente assim que o combate reiniciou. Por baixo, Volkov tentou surpreender o grappler baiano com uma tentativa de kimura, mas sem sucesso.
Com o duelo virtualmente empatado, Volkov iniciou o terceiro round andando para frente. Em seguida, os atletas trocaram forças no clinch do muay thai. Após ser alvo de joelhadas e cotoveladas, Malhadinho buscou novamente a queda e caiu por cima, no centro do octógono. Por cima, porém, o brasileiro não ofereceu tanto perigo para o adversário, para vaias do público presente em Abu Dhabi. Na transição, Jailton atacou as costas do russo, que novamente defendeu a posição. Sem ação, o árbitro mandou os atletas se reerguerem. Com mais gás, Jailton não hesitou e conseguiu nova queda, ficando por cima até o fim do confronto.
Confira abaixo os resultados do UFC 321 até então:
Alexander Volkov venceu Jailton Malhadinho via decisão dividida dos juízes
Azamat Murzakanov venceu Aleksandar Rakic via nocaute técnico no primeiro round
Quillan Salkilld venceu Nasrat Haqparast via nocaute no primeiro round
Ikram Aliskerov venceu Park Jun-yong via decisão unânime
Ludovit Klein venceu Mateusz Rebecki via decisão majoritária
Valter Walker venceu Louie Sutherland via finalização no primeiro round
Nathaniel Wood venceu Jose Miguel Delgado via decisão unânime
Hamdy Abdelwahab venceu Chris Barnett via decisão unânime
Mitch Raposo venceu Azat Maksum via decisão unânime
Mizuki Inoue venceu Jaqueline Amorim via decisão unânime
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok