Siga-nos
Brandon Moreno e Brandon Royval duelam no UFC México.
Brandon Moreno e Brandon Royval duelam no UFC México - Montagem/Ag Fight

UFC

Moreno e Royval lideram card no México de olho no ‘main event’ do UFC Rio

Com o anúncio da luta principal do UFC 300, que acontece em abril, o evento do Rio de Janeiro, programado para o mês seguinte, ficou sem o grande favorito a liderar a edição 301: o campeão dos meio-pesados (93 kg) Alex Poatan. Com isso, o também brasileiro Alexandre Pantoja se tornou o primeiro da fila na corrida pela vaga de protagonista do ‘main event’ do show que será sediado na ‘Cidade Maravilhosa’. O detentor do cinturão peso-mosca (57 kg), no entanto, segue sem ter seu próximo rival definido, mas isso pode ser resolvido neste sábado (24).

Atração principal do UFC México, marcado para este sábado, o duelo entre Brandon Moreno e Brandon Royvalnúmeros 1 e 3 do peso-moscapode definir o próximo desafiante ao cinturão de Alexandre Pantoja e, consequentemente, o ‘parceiro de dança’ do atleta do brasileiro no ‘main event’ da edição programada para o dia 4 de maio, no Rio de Janeiro. Isso porque Amir Albazi, outro forte candidato ao ‘title shot’ e segundo colocado no ranking, está fora de combate desde junho do ano passado.

O iraquiano, inclusive, era o adversário original do mexicano para o evento deste sábado. Porém, por motivos não revelados, Albazi precisou se retirar do embate e foi substituído por Royval. Com isso, Moreno e ‘Raw Dawg’, como o americano é conhecido, entram no octógono da ‘Arena CDMX’, na Cidade do México, em busca da vitória e de uma provável chance de voltar a disputar o cinturão até 57 kg do Ultimate.

Coleção de disputas de título

Seja quem for o vencedor do confronto que lidera o card do UFC México, esta não será a primeira disputa de título na organização – caso se confirme o ‘title shot’ – para a qual um dos ‘xarás’ se credenciará. Royval, por exemplo, esteve na mais recente luta de cinturão da categoria, em dezembro do ano passado. Na ocasião, o americano acabou derrotado pelo brasileiro Alexandre Pantoja, que manteve a soberania da divisão.

Por outro lado, Moreno pode se orgulhar de ter disputado um cinturão em cada uma de suas últimas seis apresentações no octógono do Ultimate. Além da quadrilogia – inédita na história da entidade – com Deiveson Figueiredo, na qual somou duas vitórias, um empate e uma derrota, o mexicano também conquistou o título interino contra Kai Kara-France, em julho de 2022, e foi destronado por Pantoja, em julho do ano passado.

Rivalidade com Pantoja

Outro ponto que une os dois atletas que se encontram dentro do cage do UFC México neste sábado em busca de um ‘title shot’ é a rivalidade com o atual campeão dos moscas. Moreno, por exemplo, já foi derrotado por Pantoja em três oportunidades, a mais recente delas em uma defesa de título malsucedida para o mexicano.

Já Royval pode ir para o terceiro embate contra Pantoja, caso vença seu compromisso no sábado. Assim como o mexicano, ‘Raw Dawg’ também não conseguiu sair vencedor de nenhum dos combates disputados contra o brasileiro.

Plano B para o UFC Rio?

De acordo com o próprio Alex Poatan, campeão dos meio-pesados (93 kg), os planos da entidade dirigida por Dana White eram colocá-lo para liderar o card do UFC Rio, em maio. No entanto, a dificuldade de encontrar um ‘main event’ para a edição centenária de número 300 fez com que o paulista fosse escalado para colocar seu cinturão em jogo no show marcado para o dia 13 de abril.

Além de Poatan, outros nomes importantes do MMA brasileiro – como o ex-campeão peso-leve (70 kg) Charles Do Bronxs – também já possuem compromissos marcados. Dentre as possibilidades restantes, Alexandre Pantoja, que inclusive já adiantou que estará em ação no card do UFC Rio, desponta como favorito para liderar o show. Resta saber qual dos ‘Brandons’ será seu oponente: Moreno ou Royval.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC