UFC

Mokaev alerta Pantoja sobre possível superluta com Merab: “Não é grande o suficiente”

No último sábado (7), na luta principal do UFC 316, Merab Dvalishvili defendeu o cinturão dos galos (61 kg) pela segunda vez. Com vitórias sobre boa parte dos membros do pelotão de elite da categoria, ‘The Machine’ ampliou seu leque de possibilidades e abriu as portas para uma eventual superluta entre campeões com Alexandre Pantoja. E, apesar de representar uma chance de bicampeonato para o brasileiro, um duelo contra o georgiano pode não ser uma boa ideia. Ao menos é dessa maneira que raciocina Muhammad Mokaev.

Ex-companheiro de treino de Pantoja na ‘American Top Team’ e peso-mosca invicto no MMA, Mokaev alertou o brasileiro sobre uma provável disparidade física. Atual campeão dos pesos-moscas (57 kg), o atleta de Arraial do Cabo (RJ) teria dificuldades de se impor na categoria de cima – sobretudo contra alguém com o estilo de luta de Merab. Desta forma, ‘The Punisher’, como é conhecido, aconselhou Alexandre a se manter em sua divisão de origem, onde atualmente reina de maneira soberana.

Vejo matérias com pessoas (dizendo) que ele deveria lutar com o Merab e penso: ‘Não, ele não deveria lutar com o Merab’. Ele não é grande o suficiente para enfrentar o Merab, em questão de tamanho. Eu mesmo, não sou um peso-mosca grande (o suficiente) para encarar o Merab. Merab é forte nos galos, muito forte. Estou sendo realista, não querendo atacar o Pantoja, digo isso até de mim mesmo. Merab é um cara grande, até o (Deiveson) Figueiredo, o maior peso-mosca, teve dificuldade nos galos. Pantoja é menor que o Figueiredo. Diria que é melhor ele ficar nos moscas e construir um legado, ao invés de subir”, opinou Mokaev,  em entrevista ao site ‘MMA Fighting’,

Pantoja com foco nos moscas

Desde que Merab abriu as portas para o combate, Pantoja não se manifestou. Isso pode ser explicado por declarações prévias do brasileiro, que frisou que seu objetivo primário no momento é ampliar seu legado como um campeão dominante nos pesos-moscas. O único cenário que despertou certo interesse do carioca em subir aos galos foi para enfrentar Sean O’Malley, com quem possui uma rixa antiga. Mas como ‘Suga’ não é mais o detentor do título até 61 kg, a tendência é que Alexandre permaneça em sua categoria de origem.

Com três defesas de título bem-sucedidas, Pantoja está prestes a enfrentar um novo desafio. No fim do mês, mais precisamente no dia 28 de junho, o brasileiro medirá forças contra Kai Kara-France no ‘co-main event’ do UFC 317, na tradicional ‘Semana Internacional da Luta’. Por já ter superado o neozelandês no passado, nos tempos de ‘TUF’, o atleta de Arraial do Cabo surge como favorito para a disputa, que coloca o cinturão peso-mosca em jogo.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

Baixinho? Arman Tsarukyan ironiza Ilia Topuria em vídeo de treino

Arman Tsarukyan voltou a movimentar os bastidores da divisão dos leves (70 kg) do UFC…

07/01/2026

Site volta atrás e restabelece cartel invicto de Michael Morales

Diante da grande repercussão dentro da comunidade das lutas nas redes sociais, o site 'Tapology'…

07/01/2026

Manel Kape relembra discussão com Adesanya no UFC 293: “Tamanho não é documento”

Manel Kape ficou conhecido por ser um lutador de personalidade forte longe dos octógonos. E…

07/01/2026

Derrota antiga vem à tona e coloca em xeque invencibilidade de Michael Morales no MMA

Um dos mais promissores lutadores da atualidade, o equatoriano Michael Morales viu seu nome ser…

07/01/2026

Paddy Pimblett questiona nível de enfrentamento de Arman Tsarukyan no UFC

Quando Dana White anunciou que Paddy Pimblett e Justin Gaethje duelariam pelo cinturão interino dos…

07/01/2026

Jiri Prochazka freia especulações sobre duelo contra Carlos Ulberg

Jiri Prochazka usou as redes sociais para esclarecer rumores recentes envolvendo seu futuro no UFC.…

07/01/2026