Michael Morales voltou a chamar atenção nos bastidores do UFC ao comentar sobre uma possível diferença física em relação ao atual campeão dos meio-médios (77 kg), Islam Makhachev. Terceiro colocado no ranking da divisão até 77 kg, o equatoriano analisou o porte e a capacidade atlética do russo, hoje dono do cinturão, apontando fatores que podem influenciar um eventual confronto entre os dois.
Em entrevista ao canal ‘Hablemos MMA’, Morales comparou Makhachev a Sean Brady, seu último adversário no octógono, e reconheceu que, apesar de o campeão aparentar ser ligeiramente menor em estatura, possui atributos que não podem ser ignorados. De acordo com o meio-médio, o russo está mais musculoso atualmente e pode levar vantagem em um aspecto específico do jogo.
“Ele é quase do mesmo tamanho do cara que enfrentei e, sim, dá para notar a diferença. Eu o vi nos bastidores enquanto dava entrevistas e, naquele momento, ele parecia um pouco menor. Agora ele está mais musculoso. De qualquer forma, não posso ficar confiante demais só porque ele é menor. Ele pode ser mais rápido do que eu, e isso lhe dá uma vantagem na hora de buscar as quedas. Acho que essa é a principal vantagem dele. Ele pode ser um pouco mais veloz e atacar minhas pernas”, analisou o equatoriano.
Mesmo assim, o atleta deixou claro que não vê o tamanho como um fator determinante em uma possível luta. Segundo Morales, sua experiência contra adversários com forte base no wrestling o levou a desenvolver ajustes técnicos específicos para esse tipo de confronto.
“No entanto, quando enfrento wrestlers, costumo manter o quadril baixo e a distância. Mas, sim, existe uma diferença grande entre nós em termos de altura e envergadura”, completou.
Cotado ao ‘title shot’
Com a recente mudança no topo da divisão, Michael Morales surge como um dos nomes cogitados para enfrentar Islam Makhachev em sua primeira defesa de cinturão nos meio-médios. O bom momento vivido pelo equatoriano, aliado à sua posição no ranking e à invencibilidade na carreira, o coloca naturalmente entre as opções avaliadas pela organização.
Além dele, outros atletas experientes e em evidência também aparecem como possíveis desafiantes. Kamaru Usman, ex-campeão da categoria, segue como um nome forte nos bastidores, enquanto Carlos Prates e Ian Machado Garry representam a nova geração que busca espaço no topo da divisão, reforçando o momento de efervescência dos 77 kg e mantendo em aberto a definição do próximo passo do campeão russo.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok