Siga-nos
Ilia Topuria comemorando após vitória que garantiu o cinturão peso-leve no UFC 317
Um eventual e inédito tricampeonato transformaria Topuria no 'GOAT', na visão de Jorge Masvidal - Alejandro Salazar/PxImages

UFC

Michael Jordan do MMA? Masvidal cita feito que elevaria patamar de Ilia Topuria no UFC

Invicto no MMA profissional, Ilia Topuria desponta atualmente como uma das maiores estrelas do UFC em atividade. Mas segundo Jorge Masvidal, o legado de ‘El Matador’ pode ser ampliado ainda mais em um cenário específico. Na visão do ex-detentor do cinturão ‘BMF’ da organização, o georgiano radicado na Espanha pode se tornar uma espécie de ícone da modalidade caso conquiste um até então inédito tricampeonato no Ultimate.

Ex-campeão peso-pena (66 kg) e atual detentor do cinturão dos pesos-leves (70 kg), Topuria já deixou clara sua intenção em subir mais uma categoria e se aventurar nos meio-médios (77 kg). Islam Makhachev, soberano na divisão de cima e seu desafeto público, já abriu as portas para a eventual superluta. Sendo assim, caso esse cenário se concretize, Masvidal admitiu, durante um recente episódio do podcast ‘Death Row MMA’, que Ilia se tornaria uma espécie de Michael Jordan do MMA caso tenha seu braço erguido diante do wrestler russo.

Ninguém nunca conquistou três cinturões e, do jeito que está agora, é uma batalha muito difícil para o Ilia subir para os meio-médios e vencer o Makhachev. Mas se ele conseguir, não dá para argumentar que ele não é o Michael Jordan (do MMA), que ele não está acima de todos: Jon Jones, GSP. Você teria que colocá-lo em uma categoria própria de grandeza, e ninguém poderia dizer nada contra isso. Quando se enfrenta Volkanovski em seu auge e o nocauteia, quando enfrenta o Max Holloway no auge e o nocauteia, e aí você sobe e nocauteia o Charles Oliveira. Tipo, caramba, que tipo de figura mitológica é essa?”, opinou Jorge.

Rivalidade no ranking peso-por-peso

Além de se alfinetarem publicamente, Topuria e Makhachev também rivalizam em outro aspecto: o ranking peso-por-peso do UFC. Ex-campeão até 66 kg e invicto na modalidade, ‘El Matador’ tomou a liderança da listagem após subir para os leves e nocautear Charles ‘Do Bronx’, conquistando seu segundo cinturão. Mas tal soberania foi breve e devidamente freada pela mais recente apresentação do wrestler russo. 

Após subir para os meio-médios, dominar completamente Jack Della Maddalena e conquistar seu segundo cinturão em divisões de peso diferentes, o russo assumiu a primeira colocação novamente e, hoje, é considerado o melhor lutador do plantel da liga. Desta forma, um hipotético confronto direto entre os dois, além de tirar a rivalidade a limpo, definiria, também, o líder soberano do ranking peso-por-peso do UFC.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC