Na noite da última quinta-feira (27), Dana White anunciou as primeiras disputas de título do UFC em 2026. E, como era de se esperar, alguns confrontos do pronunciamento dividiram opiniões entre fãs e atletas. Lerone Murphy, por exemplo, encabeça a lista dos que não aprovaram. Assim que soube que Diego Lopes e Alexander Volkanovski duelariam pelo cinturão dos pesos-penas (66 kg) no UFC 325, dia 31 de janeiro, em Sydney (AUS), o lutador inglês foi para as redes sociais protestar e manifestar sua insatisfação com a decisão da alta cúpula do Ultimate (veja abaixo ou clique aqui).
Invicto no MMA profissional e embalado por nove vitórias consecutivas no UFC, Murphy era um dos principais concorrentes à vaga de desafiante ao cinturão. Em seu entendimento, ter sido ‘ignorado’ pela companhia enquanto outro atleta recebe a segunda chance de competir pelo título em menos de um ano é um sinal de que o mérito esportivo tem perdido cada vez mais relevância nas negociações das principais lutas da liga.
“O que mais me fez foi ter perdido a oportunidade de lutar contra um dos maiores pesos-penas de todos os tempos. Não se trata mais de quem é o melhor, mas sim de quem é o mais popular”, protestou o peso-pena inglês, em sua conta oficial no ‘X’ (antigo Twitter).
Mérito esportivo vs entretenimento
O anúncio de Diego Lopes vs Volkanovski 2 levantou ainda mais um dos principais debates vigentes na atualidade no UFC, que envolve mérito esportivo e entretenimento. Cada vez mais, atletas que conseguem aliar resultados positivos com popularidade fora do octógono recebem melhores chances de se destacar na empresa. O ‘Franja’ é um ótimo exemplo dessa premissa. Além de ser empolgante competindo, o manauara ainda conversa com dois dos mercados consumidores mais importantes para o UFC: o brasileiro e o mexicano.
Dado o contexto, em um cenário de transição para a ‘Paramount +’, o Ultimate optou por escalar a opção mais popular dentre as possíveis para boletar o almejado ‘title shot’ dos pesos-penas. Com isso, nomes como Lerone Murphy e até mesmo o líder do ranking Movsar Evloev, que nunca perderam no MMA, acabaram ‘esquecidos’ e terão que batalhar mais para ter a chance de se tornarem campeões.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok