UFC

Ex-UFC afirma que derrota para Ankalaev “humanizou” Alex Poatan

A derrota de Alex Poatan para Magomed Ankalaev no UFC 313, no último sábado (8), segue repercutindo no mundo do MMA. Desta vez, o veterano Matt Brown comentou sobre o revés do brasileiro e afirmou que o resultado serviu para ‘humanizar’ o lutador, que estava invicto no meio-pesado (93 kg) com três defesas de cinturão, com vitórias por nocaute contra Jiri Prochazka, Jamahal Hill e Khalil Rountree.

Na visão do ex-atleta do Ultimate, o striker paulista teve seu nome alavancado pela companhia devido ao impacto que causou na divisão, vencendo quatro ex-campeões em cinco confrontos antes do tropeço do último final de semana. Por outro lado, Brown parece acreditar que a derrota para o russo mostrou que Alex tem vulnerabilidades que não apareceram nas últimas lutas.

“Não acho que exposto seja a palavra certa, mas acho que o humanizou. Porque ele estava vivendo de todo esse hype. O UFC é mestre em promover os caras. Acho que todos nós, e é difícil para qualquer um ou seguidores astutos do jogo, como eu ou você ou lutadores que entendem todas as complexidades disso, é difícil para nós ignorarmos a quantidade de hype que as pessoas colocam nele. Eles fazem isso o tempo todo”, disse no último episódio do podcast ‘The Fighter vs. The Writer’.

Na sequência, o veterano normalizou a derrota de Alex Poatan para o atual campeão. Brown também recordou que a maioria dos lutadores do UFC passam por momentos delicados após tropeços na organização, e que é difícil permanecer em alta por muito tempo no evento.

“Neste esporte, é isso que acontece, você se torna humanizado se continuar lutando. Exposto, eu não diria necessariamente exposto porque Ankalaev não conseguiu a queda. Se ele o tivesse derrubado e batido nele no chão, ok, ele teria sido exposto. Sabemos muito claramente o que é agora, mas ele defendeu suas quedas muito bem. Até causou muitos danos ao ser empurrado contra a grade”, finalizou.

Próximo passo de Poatan

Após sofrer o primeiro revés na categoria do meio-pesado do UFC, Alex Poatan deve ser o primeiro desafio de Ankalaev como campeão dos 93 Kg. A tendência é que, caso confirmada, a luta aconteça em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Vale lembrar que o novo detentor do título da divisão usou a rede social ‘X’ para pedir a primeira luta como campeão no país do Oriente Médio.

Por outro lado, Poatan segue em recuperação da derrota do último do fim de semana e aguarda a oficialização da revanche contra o seu algoz. Vale lembrar que, o atleta do Daguestão se tornou apenas o segundo lutador da organização a superar o ‘Lutador do Ano’ de 2024 – ao lado de Israel Adesanya. 

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026