No próximo dia 5 de março, Jorge Masvidal e Colby Covington estarão frente a frente dentro do octógono, na luta principal do UFC 272, em Las Vegas (EUA), e poderão, finalmente, resolver as desavenças do passado que transformaram os melhores amigos em desafetos. Mas de onde surgiu esta inimizade tão forte que fez com que ambas as partes trocassem inúmeras ofensas e ameaças nos últimos anos, e inclusive culminasse na saída de ‘Chaos’ da ‘American Top Team’?
Como em todas as histórias, existem as versões dos dois envolvidos e também a verdade, o que realmente aconteceu entre eles é um mistério e, provavelmente, nunca saberemos, de fato, todos os detalhes. Ainda assim, a rivalidade entre os meio-médios (77 kg) desperta enorme curiosidade dentro da comunidade das lutas e, por isso, Jorge Masvidal tratou de esclarecer, do seu ponto de vista, o que o levou a repensar sua relação com o antigo companheiro de equipe.
Em entrevista ao site ‘MMA Junkie’, Masvidal afirmou que já enxergava alguns sinais preocupantes na forma como Covington tratava sua própria família e alguns de seus colegas de treino. De acordo com ‘Gamebred’, era comum presenciar o rival falando mal de pessoas próximas a ele pelas costas, e tal fato gerou desconforto. O ponto crucial para o fim da amizade entre eles, segundo o lutador, foi um impasse financeiro que teria ocorrido entre Colby e um de seus técnicos.
“Existem várias entrevistas com ele me chamando de seu melhor amigo. Eu nunca teria feito isso porque eu via sinais no jeito que ele tratava sua família, no jeito que ele falava sobre a irmã dele, sobre a mãe dele. (…) Com Jon Jones (colega de equipe de Colby na universidade), ele teve várias situações. Ele sempre falava mal de Jon Jones. (Tyron) Woodley, eu estive lá por toda a situação. Com Jon Jones eu não estava com eles na universidade, mas toda a situação com Woodley, eu estava presente e Woodley o lançou”, explicou Masvidal, antes de continuar.
“Woodley estava dando a ele 1000 dólares por semana, quando esse cara era um amador, só para treinar com ele por quatro semanas. Patrocinadores, comida, e depois ele passou a falar m*** de Woodley de uma maneira negativa. Se esse cara sai falando mal de todo mundo assim, esse é quem ele é, sabe? Não tem ninguém que ele respeita. Eu estava pronto para me separar desse cara, pouco a pouco, e depois: ‘Bam!’. Antes que eu pudesse me separar completamente dele, ele traiu meu treinador. Não o pagou o dinheiro que estava acordado e eu sabia que a partir dali eu iria machucar esse cara”, finalizou.
Agora, depois de alguns anos de ofensas e ameaças trocadas, Jorge Masvidal e Colby Covington se enfrentarão dentro do octógono, no main event do UFC 272, que terá como sede a cidade de Las Vegas (EUA), no próximo dia 5 de março. Além de toda a rivalidade envolvida, o confronto pode determinar o fim do sonho de mais um ‘title shot’ para um dos ex-amigos, tendo em vista que ambos já foram derrotados duas vezes pelo campeão dos meio-médios Kamaru Usman.