Atuais primeiro e terceiro colocados no ranking dos meio-pesados (93 kg), respectivamente, Thiago ‘Marreta’ e Glover Teixeira se enfrentam neste sábado (7), na luta principal do UFC Las Vegas 13. Ex-desafiantes ao título da divisão, os brasileiros medem forças no card do show, que contará ainda com outros três representantes do Brasil, visando convencer Dana White – presidente do Ultimate – a mudar de ideia e conceder ao vencedor deste combate a oportunidade de lutar novamente pelo cinturão da categoria na sequência.
O confronto entre ‘Marreta’ e Glover, que anteriormente era visto como eliminatório pelo próximo ‘title shot’ da categoria, sofreu um baque quando, na semana passada, Dana White confirmou que pretende dar a Israel Adesanya, campeão peso-médio (84 kg) da liga, a chance de ser o primeiro a desafiar Jan Blachowicz, recém-coroado como novo soberano dos meio-pesados. Para mudar os planos do dirigente máximo do UFC, a dupla verde-amarela aposta em diferentes argumentos, além, é claro, de buscar uma apresentação convincente neste sábado.
Número um do ranking, Thiago vem de uma batalha de cinco rounds contra o americano Jon Jones, na qual, mesmo com os dois joelhos seriamente lesionados, chegou perto de destronar o antigo campeão indiscutível dos meio-pesados, imbatível dentro da categoria na última década. A disputa, que terminou com a derrota de ‘Marreta’ por decisão dividida dos juízes, marcou o mais próximo que ‘Bones’ esteve de ser superado dentro do octógono durante seu reinado na divisão até 93 kg, um fato que, com certeza, conta a favor do brasileiro.
Sem lutar desde então, ‘Marreta’ tem no longo período afastado dos octógonos, em grande parte provocado pela cirurgia nos dois joelhos, um ponto negativo em sua campanha pelo próximo ‘title shot’. Porém, um convincente triunfo sobre o compatriota Glover Teixeira pode ajudar no pleito do carioca.
Por sua vez, Glover vive sua melhor fase no Ultimate desde que teve sua tentativa de conquistar o cinturão até 93 kg frustrada por Jon Jones, em 2014. Com quatro vitórias consecutivas, sendo a mais recente delas um verdadeiro atropelo sobre o Anthony Smith, o veterano conseguiu se posicionar novamente no top 3 da categoria e sonha com uma nova oportunidade de disputar o título dos meio-pesados.
Em conjunto com a ótima fase vivida, o mineiro conta com outro trunfo para tentar convencer o UFC a desistir do duelo entre Adesanya e Blachowicz. Durante o media day virtual do evento, realizado na quinta-feira (5), Glover, que se caracterizou na carreira por sempre ser bastante respeitoso com seus rivais, admitiu até mesmo a possibilidade de apelar para o ‘trash talk’ – tática de provocação ao oponente, utilizada para promover combates -, caso seja necessário, para fazer a organização mudar de ideia.
Além dos dois protagonistas da noite, o Brasil terá outros três representantes no card do UFC Las Vegas 13, neste sábado. Pelo card principal, Raoni Barcelos busca sua quinta vitória consecutiva pela entidade, e talvez uma vaga no ranking peso-galo, diante de Khalid Taha. Por sua vez, Cláudia Gadelha – quarta colocada no top 15 do peso-palha (52 kg) – encara a chinesa Yan Xiaonan, invicta em cinco apresentações no octógono do Ultimate, para se aproximar de uma disputa de título.
Já Marcos ‘Pezão’ promete fazer o octógono tremer no confronto contra Alexander Romanov, atleta que segue invicto no MMA profissional após 12 combates disputados. O duelo entre os pesos-pesados estava inicialmente agendado para acontecer no evento do dia 5 de setembro, também em Las Vegas. Mas o teste positivo para COVID-19 do brasileiro obrigou o UFC cancelar a peleja no dia do show e remarcá-la para a edição deste sábado.
Card completo do UFC Las Vegas 13:
Thiago ‘Marreta’ vs Glover Teixeira
Andrei Arlovski vs Tanner Boser
Raoni Barcelos vs Khalid Taha
Ian Heinisch vs Brendan Allen
Cláudia Gadelha vs Yan Xiaonan
Trevin Giles vs Bevon Lewis
Giga Chikadze vs Jamey Simmons
Alexander Romanov vs Marcos ‘Pezão’
Darren Elkins vs Eduardo Garagorri
Max Griffin vs Ramiz Brahimaj
Gustavo Lopez vs Anthony Birchak