Primeira brasileira em ação no card do UFC 272, evento realizado neste sábado na cidade de Las Vegas (EUA), a gaúcha Marina Rodriguez entrou no octógono com a missão de provar que merecia uma chance de disputar o cinturão de sua categoria. E seu objetivo parece ter sido alcançado.
Neste sábado (5), Marina, atual número três do ranking dos pesos-palhas (52 kg), encarou a chinesa Yan Xiaonan, que ocupa uma posição atrás na tabela. E após três rounds de cinco minutos disputados praticamente todos em pé, a brasileira de 34 anos anotou sua quarta vitória seguida no evento.
Depois de perder o primeiro assalto e travar um combate equilibrado na segunda etapa, a atleta dominou por completo o último round, convencendo, assim, dois dos três jurados do combate. Após o anúncio da vitória, Marina pediu por uma chance de disputar o cinturão.
“Pessoal, quero disputar o cinturão. Sou a próxima. Quero ser a nova campeã”, declarou a atleta, dona de um cartel profissional com 16 vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
A luta
O primeiro assalto mostrou que Xiaonan estava preparada para o jogo da atleta brasileira. Com seguidos diretos de encontro, a chinesa conteve o ímpeto inicial da rival e impediu as temidas sequências de Marina, que encontrou seus melhores momentos em ataques do clinche na segunda metade da etapa. Marina 9 x 10 Xiaonan.
Mais agressiva na segunda etapa, Marina dominou o centro do octógono, mas esbarrou na velocidade dos golpes da adversária na curta distância. No decorrer do combate, a atleta chinesa trabalhou no clinche junto à grade e sentiu a pressão dos ataques da favorita, que cresceu na luta. A etapa foi equilibrada e poderia ter sido pontuada para qualquer uma das competidoras. Marina 19 x 19 Xiaonan.
Marina ditou o ritmo das ações no último assalto. Caminhando para frente a todo momento, a brasileira conectou potentes cruzados que acuaram Xiaonan. Por sua vez, a chinesa adotou postura cautelosa e pareceu confiante de que levaria o triunfo nas papeletas dos jurados. Marina 29 x 28 Xiaonan.
Acompanhe os resultados do UFC 272:
Marina Rodriguez venceu Yan Xiaonan por decisão dividida;
Nicolae Negumereanu venceu Kennedy Nzechukwu por decisão dividida;
Maryna Moroz finalizou Mariya Agapova no 2º round;
Umar Nurmagomedov finalizou Brian Kelleher no 1º round;
Tagir Ulanbekov venceu Tim Elliott por decisão unânime;
Ľudovít Klein venceu Devonte Smith por decisão dividida;
Dustin Jacoby venceu Michał Oleksiejczuk por decisão unânime.