UFC

Marcus Buchecha sente o gás e perde para Martin Buday em estreia no UFC

Um dos maiores nomes do jiu-jitsu de competição na história do esporte, Marcus Almeida não começou bem sua caminhada no principal evento de MMA do planeta. Em ação na luta de abertura do UFC Abu Dhabi, neste sábado (26), ‘Buchecha’ – como o faixa-preta é conhecido – acabou superado pelo eslovaco Martin Buday, na decisão unânime dos juízes, em sua estreia pela organização.

Depois de um começo claudicante, Buchecha se recuperou e chegou perto da vitória no segundo assalto. Porém, depois do esforço feito para tentar vencer pela via rápida na segunda etapa, o faixa-preta brasileiro sentiu o gás e não conseguiu impressionar os jurados na última parcial.

Agora, o brasileiro – recordista de títulos mundiais (13 vezes) de jiu-jitsu na faixa-preta – soma cinco vitórias e duas derrotas. Resta saber qual será o próximo passo de Marcus Buchecha na divisão peso-pesado do Ultimate, categoria que o paulista relatou à Ag Fight que enxerga uma brecha a ser explorada.

A luta

Logo nos primeiros segundos de luta, Buchecha buscou a queda, mas Buday bateu no chão e levantou. Afiado na defesa, o eslovaco conseguiu neutralizar o jogo de grappling do brasileiro e, de quebra, impôs o ritmo na trocação, conectando bons golpes. No final do round, o faixa-preta paulista partiu para a briga franca e incomodou o rival, mas não foi o suficiente para virar o placar no assalto.

O segundo assalto começou de forma parecida com o primeiro, com Buday sendo mais agressivo e dominando as ações na luta em pé. Só que, desta vez, logo na sua primeira tentativa, Buchecha conseguiu derrubar o eslovaco e cair por cima. Em ‘casa’ no solo, o faixa-preta avançou na posição, arriscou um ataque no braço, bem defendido pelo europeu, e abusou do ‘ground and pound’, mas não foi capaz de definir a vitória pela via rápida.

A explosão para tentar finalizar a luta pareceu ter deixado o brasileiro esgotado fisicamente. Visivelmente cansado, Buchecha encontrou muitas dificuldades para impor seu jogo. Porém, depois de puxar para a guarda no solo, o faixa-preta mostrou seu talento e reverteu a posição, passando a dominar as costas de Buday. Mesmo em uma posição de vantagem, o paulista mostrou pouca contundência, o que deve ter influenciado na decisão dos jurados.

Confira os resultados do UFC Abu Dhabi:

Martin Buday venceu Marcus Buchecha por decisão unânime dos juízes.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok

Matérias Recentes

Caio Borralho questiona arbitragem após derrota de Bruna Brasil no UFC Vegas 113

Mesmo sem ser escalado para o card do UFC Vegas 113, Caio Borralho esteve presente…

08/02/2026

Jon Jones promove reflexão e levanta rumores de aposentadoria: “Parar no momento certo”

Nesta semana, viralizou um vídeo em que Jon Jones é flagrado admitindo que lida diariamente…

08/02/2026

Algoz de LokDog, Mario Bautista minimiza lesão do brasileiro no UFC Vegas 113: “Desculpa”

Mario Bautista não parece interessado em dividir os louros de sua mais recente vitória com…

08/02/2026

Vinícius LokDog revela que lutou com o braço quebrado no UFC Vegas 113

Durante a luta principal do UFC Vegas 113 do último sábado (7), especificamente no intervalo…

08/02/2026

Dirigente do UFC revela fracasso na tentativa de contratar astro do kickboxing

Livre no mercado após deixar o 'Glory Kickboxing', onde reinou absoluto durante anos na divisão…

08/02/2026

Inspirado por vitórias de Jean Silva e Ruffy, Caio Borralho projeta recuperação no UFC

Caio Borralho utilizou as redes sociais para enviar um recado claro sobre o momento que…

08/02/2026