No próximo dia 22 de outubro, Islam Makhachev colocará sua longa invencibilidade dentro do octógono à prova diante do brasileiro Charles ‘Do Bronx’, ex-campeão peso-leve (70 kg) do UFC, em luta válida pelo cinturão da categoria. Mas, apesar do paulista ser o adversário mais renomado que já enfrentou até o momento no Ultimate, o russo não o enxerga como o maior desafio de sua carreira.
Na verdade, o companheiro de treino do ex-campeão Khabib Nurmagomedov sugere, inclusive, que já possa ter enfrentado algum rival mais qualificado que ‘Do Bronx’ na carreira e, portanto, não há razão para temê-lo. Para Makhachev, a confiança demonstrada pelo brasileiro em suas mais recentes apresentações tem origem na boa fase vivida por ele dentro do octógono, mas não condiz com sua capacidade como lutador.
“Eu não acho que esse é o maior teste (da minha carreira). Talvez eu tenha vencido algum cara que seja melhor que ele. Mas, neste momento, ele é o campeão. E, agora, neste momento da sua carreira, porque ele vem de uma boa sequência de vitórias – ele teve muitas derrotas antes – e finalizou todos os seus oponentes, ele sente que ninguém pode pará-lo. Mas no dia 22 de outubro, eu vou entrar no cage e pará-lo lá dentro”, opinou o confiante lutador russo, em entrevista ao site ‘The National’.
Outro fator ao qual o russo credita as últimas vitórias de Charles ‘Do Bronx’ diz respeito ao temor demonstrado por seus adversários na hora de engajarem na luta de solo com o brasileiro, recordista de vitórias por finalização na história do UFC. De fato, nas três lutas mais recentes do faixa-preta, seus oponentes recuaram ao ter a oportunidade de atacar o paulista no chão após levá-lo a knockdown na trocação. Oriundo do sambo, Makhachev afirma que não terá a mesma postura de seus antecessores e descarta se intimidar pelas habilidades do rival no grappling.
“Os últimos três ou quatro oponentes dele, eles o levaram a knockdown e ninguém engajou no grappling. Ninguém tentou finalizá-lo lá (no chão). Ninguém tentou fazer um pouco de ground and pound. É por isso que nenhum desses oponentes conseguiu pará-lo. Mas eu não tenho medo das habilidades dele no jiu-jitsu porque eu tenho boas habilidades no sambo e no grappling, e vou dar trabalho para ele na trocação. É por isso que eu vou levá-lo a knockdown e tentar finalizá-lo. Porque esse cara tem (o recorde de) mais finalizações no UFC, meu objetivo é que eu tenho que finalizá-lo. Eu vou tomar esse recorde”, afirmou Islam.
Islam Makhachev e Charles ‘Do Bronx’ fazem a luta principal do UFC 280, em Abu Dhabi (EAU), no dia 22 de outubro. O russo chega para o combate embalado por dez vitórias consecutivas na organização. Já o brasileiro é o dono da maior sequência positiva ativa na categoria, com 11 triunfos seguidos. O paulista tentará recuperar o cinturão dos leves após ser destituído por causa de uma falha na balança em seu mais recente compromisso, em maio deste ano.