Mesmo sem nunca terem se enfrentado, Islam Makhachev e Ilia Topuria protagonizam atualmente uma das rivalidades mais debatidas dentro do UFC. Mas aparentemente, para os fãs de MMA assistirem essa troca de farpas virtual se transformar em combate dentro do octógono, os termos do pupilo de Khabib Nurmagomedov terão que ser respeitados. Após anteriormente ter aberto as portas para enfrentar ‘El Matador’ no Ultimate, o wrestler russo e atual campeão meio-médio (77 kg) da entidade agora impôs uma condição para aceitar a superluta.
Em entrevista ao portal russo ‘Match TV’, Islam explicou que o confronto tem mais a acrescentar no legado de Topuria do que no seu. E, partindo desta premissa, o russo fechou as portas para o duelo na categoria que o consagrou: os pesos-leves (70 kg). Agora na divisão até 77 kg, já na condição de campeão, Makhachev afirmou que só mediria forças com o georgiano radicado na Espanha se o rival subisse de faixa de peso.
“Estou aberto (a enfrentar o Topuria). Sem problemas. Sim (sem voltar para os leves). Por que (voltaria)? Eu tinha o cinturão dos pesos-leves. Ninguém me venceu lá. Eu apenas abri mão do cinturão e subi. Pelo que (eu voltaria)? Pelo cinturão? Não é interessante para mim. Se ele quiser subir (para os meio-médios), bem-vindo. Sim, ele pode porque ele não tem nada a perder subindo de categoria. Se perder, volta para os leves e defende o título por lá. Sim, com certeza (essa luta seria mais importante para ele do que para mim). Já fui o campeão dos leves e, definitivamente, não vou descer mais. E ele não perde nada subindo”, frisou Islam, segundo transcrição da página ‘Championship Rounds’.
Rivalidade no ranking peso-por-peso
Além de se alfinetarem publicamente, Topuria e Makhachev também rivalizam em outro aspecto: o ranking peso-por-peso do UFC. Ex-campeão até 66 kg e invicto na modalidade, ‘El Matador’ tomou a liderança da listagem após subir para os leves e nocautear Charles ‘Do Bronx’, conquistando seu segundo cinturão. Mas tal soberania foi breve e devidamente freada pela mais recente apresentação do wrestler russo.
Após subir para os meio-médios, dominar completamente Jack Della Maddalena e conquistar seu segundo cinturão em divisões de peso diferentes, o russo assumiu a primeira colocação novamente e, hoje, é considerado o melhor lutador do plantel da liga. Desta forma, um hipotético confronto direto entre os dois, além de tirar a rivalidade a limpo, definiria, também, o líder soberano do ranking peso-por-peso do UFC.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok