UFC

Mackenzie Dern pode igualar feito histórico de Fabrício Werdum no UFC 321

Neste sábado (25), em Abu Dhabi (EAU), Mackenzie Dern tem a chance de escrever um novo capítulo na história do esporte. A brasileira enfrenta Virna Jandiroba no ‘co-main event’ do UFC 321, em disputa pelo cinturão vago do peso-palha (52 kg). Uma vitória não significaria apenas o título máximo da organização, mas também um feito inédito: tornar-se a primeira mulher campeã mundial de jiu-jitsu, campeã do ADCC e campeã do UFC.

Filha do lendário faixa-preta Wellington ‘Megaton’ Dias, a lutadora construiu sua base no jiu-jitsu e se consolidou como uma das grapplers mais vitoriosas da história. Campeã mundial pela IBJJF e também do ADCC — os dois torneios mais prestigiados da modalidade —, ela migrou para o MMA em 2016 em busca de novos desafios. Desde então, vem acumulando vitórias expressivas e se firmando entre os principais nomes da divisão peso-palha.

A disputa em Abu Dhabi representa o ápice de uma trajetória marcada pela técnica e pela consistência. Reconhecida pelas transições rápidas e pelo controle absoluto no solo, a faixa-preta chega embalada por boas atuações e com a oportunidade de unir os três maiores títulos do grappling e do MMA em um currículo já histórico.

Pioneiro

Entre os homens, apenas Fabrício Werdum alcançou o mesmo feito. O gaúcho conquistou o Mundial e o ADCC antes de erguer o cinturão do UFC em 2015, quando finalizou Cain Velasquez no México e completou a tríplice coroa entre o jiu-jitsu e o MMA.

Caso supere Virna Jandiroba neste fim de semana, Mackenzie repetirá o marco de Werdum e se tornará a primeira mulher da história a atingir esse patamar. Mais do que um título, o duelo em Abu Dhabi pode consolidar de vez a trajetória de uma atleta que representa, com excelência, a força do jiu-jitsu brasileiro nos palcos mais importantes do mundo da luta.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok

Matérias Recentes

Colby Covington vence Luke Rockhold no wrestling e desafia Georges St-Pierre

A 5ª edição da Real American Freestyle - liga lançada em 2025 que promove combates…

11/01/2026

Valter Walker desponta como amplo favorito para duelo contra lutador sem pernas

Como esperado, Valter Walker está sendo considerado amplamente favorito nas bolsas de apostas para seu…

11/01/2026

Ex-campeão do Bellator estreia no wrestling universitário aos 42 anos

Dono de uma carreira vitoriosa, com títulos conquistados no jiu-jitsu e no MMA, Rafael Lovato…

11/01/2026

Jan Blachowicz confia no poder de nocaute de Alex Poatan contra Jon Jones

Ao que parece, até mesmo os rivais de Alex Pereira estão interessados em uma futura…

11/01/2026

Após vitória na Justiça, Ilia Topuria projeta data para retorno ao UFC

Aparentemente, o afastamento de Ilia Topuria dos octógonos não deve durar muito mais tempo. Depois…

11/01/2026

Jiri Prochazka insinua camp para luta de título e aquece rumores sobre futuro de Alex Poatan

O futuro do campeão meio-pesado (93 kg) do UFC, o brasileiro Alex Pereira, se tornou…

10/01/2026