Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Mackenzie Dern e Marina Rodriguez decidem quem se aproximará de ‘title shot’ do UFC

Atração principal do UFC Vegas 39, o combate entre Mackenzie Dern e Marina Rodriguez – um clássico duelo de estilos ‘grappler vs striker’ – promete movimentar o topo da divisão peso-palha (52 kg). Embaladas por excelentes atuações nos seus mais recentes compromissos, a americana naturalizada brasileira e a gaúcha radicada em Santa Catarina chegam para o confronto deste sábado (9) como a quinta e sexta colocadas no ranking da categoria, respectivamente, e uma nova boa apresentação deixará a vencedora muito próxima de um ‘title shot’.

Com seis vitórias e apenas uma derrota em sua trajetória no UFC, Mackenzie Dern venceu seus últimos quatro confrontos de forma consecutiva, três deles por finalização, sua principal arma. A faixa-preta de jiu-jitsu possui um nome forte na categoria e, com mais um resultado positivo, pode inclusive dar o salto final para se credenciar a uma luta pelo cinturão dos palhas, contra a vencedora da próxima disputa, entre a atual campeã Rose Namajunas e a chinesa Zhang Weili.

Em seu caminho, existem duas ex-campeãs que atualmente se encontram inativas. Dona de uma sequência de cinco vitórias, algumas delas conquistadas através de decisões controversas dos juízes, Carla Esparza é considerada por muitos como a próxima desafiante de direito na categoria. Até por isso, a americana tem recusado novos combates e se mantém à espera de sua oportunidade de lutar pelo título. Porém, uma vitória convincente de Mackenzie sobre Marina Rodriguez neste sábado pode fazer com que a brasileira fure a fila e ultrapasse Esparza na corrida pelo ‘title shot’.

Outra lutadora que aguarda uma chance de disputar o cinturão e, por isso, tem evitado aceitar novos compromissos é a polonesa Joanna Jedrzejczyk, que não luta desde março de 2020, mas mantém a segunda colocação no ranking peso-palha. Entretanto, apesar de ser uma das grandes estrelas do plantel feminino do Ultimate, a ex-campeã não parece que terá seu desejo atendido e, com isso, corre o risco de perder sua posição para Mackenzie.

Em situação semelhante a de sua adversária no UFC Vegas 39, Marina Rodriguez também pode se aproximar de uma disputa de título inédita caso saia vencedora do duelo deste sábado. Porém, o menor apelo comercial – quando comparado ao da americana naturalizada brasileira – e a sequência mais tímida de resultados positivos indicam que a gaúcha, provavelmente, terá que vencer mais uma rival antes de garantir seu passaporte para a tão sonhada luta pela glória.

E, dependendo de como se desenrolarão os próximos eventos envolvendo o topo da divisão até 52 kg nos meses seguintes, a especialista em muay thai poderá se ver novamente frente a frente com Carla Esparza, em uma possível luta eliminatória pelo ‘title shot’. Caso vença Mackenzie Dern, Marina chegará à terceira vitória consecutiva, e só não terá uma sequência positiva ainda maior por conta de uma controversa derrota sofrida justamente para a ex-campeã, em julho do ano passado, quando, por decisão dividida, os juízes apontaram triunfo da americana conhecida como ‘Cookie Monster’.

Além de Mackenzie e Marina, outros dois brasileiros estarão presentes no card do UFC Vegas 39. O peso-mosca (57 kg) Matheus Nicolau – 11º colocado no ranking da categoria – vai em busca de uma nova vitória diante do veterano Tim Elliott. Por sua vez, o ex-campeão do ‘Jungle Fight’ Felipe ‘Cabocão’ encara o perigoso Chris Gutierrez, em confronto válido pelo peso-galo (61 kg).

Confira o card completo do UFC Vegas 39:

Mackenzie Dern vs Marina Rodriguez
Randy Brown vs Jared Gooden
Tim Elliott vs Matheus Nicolau
Sabina Mazo vs Mariya Agapova
Chris Gutiérrez vs Felipe ‘Cabocão’
Alexander Romanov vs Jared Vanderaa
Charles Rosa vs Damon Jackson
Lupita Godinez vs Silvana Gomez Juarez
Steve Garcia vs Charlie Ontiveros

Mais em UFC