Dentro do MMA profissional, nem mesmo os pesos-pesados, que podem competir com até 120 kg, estão livres dos bruscos cortes de peso pelos quais os atletas se submetem. E uma prova viva disso é Derrick Lewis. Mesmo na categoria mais pesada do esporte, ‘The Black Beast’ viveu um verdadeiro drama antes da pesagem de sua última luta no UFC. Conforme o próprio relembrou, sua vida chegou a estar em risco.
Durante o ‘media day’ do UFC 291, realizado nesta quarta-feira (26), o peso-pesado americano revelou que chegou a desmaiar um dia antes de seu último combate, diante de Serghei Spivac, em fevereiro deste ano. De acordo com Lewis, ele teria perdido mais de dez quilos em apenas três dias. Com o corpo debilitado, o lutador, por pouco, não pôde entrar em ação. Dentro do octógono, Derrick foi rapidamente derrotado pelo rival da Moldávia.
“Na última luta, eu desmaiei bem antes da pesagem. Eu apaguei, meus treinadores tiveram que me carregar e se certificar de que eu permanecesse consciente. Não tive mais energia o restante da semana. Eu cortei cerca de 11 kg em três dias. Sem comer, só bebendo água – provavelmente com apenas uma coisinha para comer. Abriu meus olhos e esteve na minha cabeça durante a luta. Senti como se realmente tivesse morrido. Pensei em todos os lutadores que passam por isso – desmaiam, voltam, e não podem lutar, eles não deixam eles lutarem. Bom para mim que aconteceu (no UFC PI), e eles deram tudo que eu precisava para levantar e sair de lá. Foi um momento bem assustador”, relembrou Lewis.
Caso de mal-estar anterior
Curiosamente, antes de ser derrotado por Spivac em fevereiro, Lewis já havia sido escalado para enfrentar o mesmo adversário em novembro de 2022. Mas, na ocasião, o duelo entre os dois pesos-pesados foi cancelado no dia do evento, após o americano passar mal e ser impedido pela comissão médica do UFC de competir. Posteriormente, ‘The Black Beast’ destacou que o mal-estar foi fruto de sequelas da COVID-19.
Em busca de redenção no Ultimate, Derrick Lewis volta à ação neste sábado (29), no card preliminar do UFC 291, com sede em Utah (EUA). O peso-pesado americano mede forças contra o brasileiro Marcos ‘Pezão’, que vem embalado na liga por quatro vitórias em suas últimas cinco aparições no octógono mais famoso do mundo.