Israel Adesanya é uma das principais estrelas do MMA atual e, a cada aparição no octógono, comprova sua dominância no peso-médio (84 kg) do UFC. No show de número 271, realizado em fevereiro, em Houston (EUA), o campeão superou Robert Whittaker, defendeu o título da categoria pela quarta vez e fez parte dos fãs questionar quem poderá destroná-lo. Sendo assim, Anthony Smith mencionou o nome de um atleta que, em sua visão, ameaça o nigeriano.
Ao participar do programa ‘DC & RC’, na ‘ESPN’ americana, o atleta, que também atua como comentarista, não titubeou ao apontar Alex Pereira sendo o lutador de maior risco ao reinado de Adesanya no peso-médio do UFC. E o posicionamento de ‘Lionheart’ faz sentido, já que ‘Poatan’ possui duas vitórias contra ‘The Last Stylebender’, em duelos válidos pelo kickboxing. Inclusive, o brasileiro nocauteou o rival no segundo combate.
Ao mesmo tempo, Smith aconselha ‘Poatan’ a ter calma, ressalta que o especialista em trocação precisa focar no momento atual e esquecer os triunfos diante do campeão do peso-médio do UFC para não ser surpreendido pelos demais competidores. De qualquer forma, o americano elogiou o brasileiro e afirmou que o profissional tem qualidade de sobra para fazer novas vítimas na organização e desbancar a estrela da categoria.
“Eu acho que o cara que, provavelmente, tem a melhor chance, e isso será uma declaração maluca, está no UFC, mas não está ranqueado. Acho que é Alex Pereira. Esse cara é bom. O problema com Alex é que ele vai ter dificuldade para chegar em Adesanya. Há muitos wrestlers de alto nível, alguns caras bons de jiu-jitsu. Acho que o caminho mais difícil dele é chegar até ele. Não estou colocando muito peso nele por já ter nocauteado Adesanya em outra organização e em outro esporte. Ele é um cara que pode lutar contra Adesanya exatamente no mesmo jogo. Ele joga o mesmo jogo, luta de forma muito parecida, fica muito confortável. Ele manterá a luta lenta, mas explodirá quando for necessário. Ele tem o poder e a habilidade de chutar, o que é realmente importante quando se trata de Adesanya. É por isso que Blachowicz teve sucesso”, analisou o lutador.
Alex Pereira, de 34 anos, visa repetir no MMA o sucesso conquistado no kickboxing. No esporte que o consagrou, o brasileiro disputou 40 lutas, venceu 33, sendo 21 por nocaute, e perdeu sete vezes. Já nas artes marciais mistas, o paulista participou de cinco combates, levou a melhor em quatro, sendo todos por nocaute, e foi derrotado em apenas um. O atleta estreou no Ultimate em novembro e, na ocasião, impressionou ao aplicar uma joelhada voadora em Andreas Michailidis.