No último domingo, o MMA feminino viu uma de suas pioneiras pendurar as luvas. Após ser finalizada por Mayra Sheetara no UFC Vegas 69, no último sábado, Lina Lansberg anunciou sua aposentadoria. Aos 40 anos, a lutadora sueca deixa o esporte após mais de uma década de serviços prestados às artes marciais mistas.
A notícia foi divulgada pela própria veterana através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui). A decisão de se aposentar veio justamente no pior momento da carreira de ‘Elbow Queen’, como é conhecida. O revés sofrido para Mayra foi o quarto consecutivo da sueca dentro do Ultimate – sequência negativa mais longa de sua trajetória como profissional.
“Muito obrigado a todos por todo o amor e apoio. Tem sido uma jornada e tanto. Começar a lutar foi a melhor decisão que já tomei na vida. Me deu tantas coisas. Mas agora é hora de seguir em frente. Encerrei (minha carreira)”, escreveu a sueca.
Apesar da recente má fase, Lansberg se manteve entre as melhores pesos-galo (61 kg) do mundo – deixando o Ultimate na 12ª colocação do ranking da categoria. Ao longo de sua trajetória, a veterana enfrentou grandes nomes do MMA feminino, como Cris ‘Cyborg’, Yana Kunitskaya e Aspen Ladd.