UFC

Líder da Chechênia intima Dana White e exige desculpas por não dar cinturão para Ankalaev

Não foram apenas fãs e demais lutadores que estranharam o resultado do ‘main event’ do UFC 282, show realizado no último sábado (10), em Las Vegas (EUA). Assim como parte da comunidade do MMA, Ramzan Kadyrov, líder da Chechênia, discordou do empate entre Jan Blachowicz e Magomed Ankalaev, na luta que valia o cinturão dos meio-pesados (93 kg), e, contrariado, não atacou os três juízes laterais responsáveis pela pontuação do importante combate e sim Dana White.

Em suas redes sociais, Kadyrov, que mostra ser admirador das artes marciais e costuma incentivar lutadores russos e com ligações com o país, escancarou sua insatisfação e afirmou que Ankalaev foi roubado no combate contra o veterano. Nos rounds iniciais do duelo, o ex-campeão dos meio-pesados castigou o adversário com seus chutes. Mas, mesmo com dificuldade para ficar de pé e se movimentar, o atleta do Daguestão não deixava de avançar e dominou o polonês ao conseguir quedas e controlá-lo no solo. Sendo assim, parte dos fãs de MMA deu a vitória para Magomed, mas ela não se concretizou.

Como se não bastasse, após Bruce Buffer anunciar o empate, Dana não escondeu sua irritação com o desempenho dos atletas, saiu do octógono com o semblante fechado, com o cinturão em suas mãos e ainda classificou a luta como terrível. E tal comportamento do cartola não passou despercebido aos olhos de Kadyrov. O líder da Chechênia reprovou a postura do presidente do UFC, porque, em seu entendimento, fez pouco caso de Ankalaev e não o premiou com o cinturão dos meio-pesados por sua clara vitória sobre Blachowicz. Inconformado com o ocorrido, o político deu um ultimato ao americano, uma vez que este colocou a credibilidade da liga em dúvida com tais ações.

“Dana White, o que aconteceu com você? Você era um homem normal, com princípios, mas você levou o cinturão, sem entregá-lo ao vencedor claro. Ou a política entrou no octógono do UFC e exige que você use arbitragem suja? É um esporte, Dana. Seja honesto. Veja o exemplo de Mairbek Khasiev, no ACA, que impede qualquer malabarismo na liga, algo tendencioso, exigindo objetividade e não misturando esporte com política. Ei, Dana White, onde você está indo? Salve o rosto de sua liga, sua própria cara. Admita seu erro, dê o cinturão para o verdadeiro vencedor e peça desculpas por este show. Salve a reputação da sua liga”, escreveu o político em sua conta oficial no ‘Telegram’.

Magomed Ankalaev, de 30 anos, é um dos meio-pesados mais temidos da atualidade. No UFC, o russo possui uma sequência invicta de nove vitórias e um empate e se encontra na quarta posição no ranking da categoria. No MMA desde 2014, o atleta é dono um cartel composto por 18 triunfos, sendo dez por nocaute, uma derrota e uma igualdade. Seus resultados mais expressivos foram diante de Anthony Smith, Nikita Krylov, Thiago ‘Marreta’ e Volkan Oezdemir.

Reprodução/Telegram

Matérias Recentes

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025