Em novembro de 2022, Jiri Prochazka anunciou uma lesão grave no ombro e abdicou do seu cinturão dos meio-pesados (93 kg) do Ultimate. Três meses depois, o atleta tcheco parece esperançoso na recuperação da contusão. Afinal de contas, o ex-campeão já projetou, inclusive, uma janela específica para voltar aos octógonos. A intenção de ‘Denisa’, é voltar a competir durante o verão do hemisfério norte – que se estende de junho até setembro.
Durante entrevista ao canal ‘Top Turtle MMA Podcast’, Prochazka destacou que sua prioridade é, acima de tudo, recuperar 100% o ombro lesionado. Confinante, o striker da República Tcheca destacou que ainda se considera campeão da categoria até 93 kg, mas prometeu recuperar, por direito, seu título em seu retorno ao Ultimate.
“Estou trabalhando nisso. Agora, o objetivo principal é ter a amplitude total desse ombro, ativar todos os músculos ao redor do ombro e construir o melhor condicionamento de jogo e ainda assim trabalhar o movimento. Gostaria de retornar neste verão, ou no final do verão, não importa. Vou ver como as coisas vão, e a partir daí podemos lutar mais cedo ou mais tarde. Mas sinto que esse verão é (uma janela) real para estar pronto e ser campeão. Quando eu voltar com força total, serei campeão. Já sou agora, mas serei também no papel. Estou ansioso pelos próximos desafios”, projetou Jiri.
Desde que abdicou do posto de campeão, o cinturão vago dos meio-pesados foi disputado em duas oportunidades. Em dezembro de 2022, Jan Blachowicz e Magomed Ankalaev empataram após cinco rounds de disputa e, consequentemente, mantiveram o título da divisão sem dono. Já em janeiro de 2023, no UFC Rio, Jamahal Hill dominou Glover Teixeira e conquistou o cinturão.