O clima às vésperas da trilogia protagonizada por Kamaru Usman e Leon Edwards foi de bastante provocação e insultos de ambas as partes. No entanto, após o desfecho da luta principal do UFC 286, realizado no último sábado (18), em Londres (ING), a animosidade demonstrada pelos rivais parece ter ficado de lado. Ao menos foi isto que demonstrou o campeão dos meio-médios (77 kg) do Ultimate.
Um dia após o embate, através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), ‘Rocky’ elogiou Usman e exaltou a rivalidade construída pelos dois ao longo dos anos. Em 2015, os meio-médios se enfrentaram pela primeira vez, com triunfo do nigeriando por decisão unânime. Já em 2022, Leon deu o troco em grande estilo para destronar Kamaru com um chute na cabeça. Já no mais recente duelo, o atleta inglês prevaleceu novamente – desta vez por decisão majoritária dos juízes.
“Muito respeito ao Kamaru Usman. Que trilogia. Ao longo de oito anos, nós lutamos 13 rounds. Mais de uma hora juntos no octógono. Nossa rivalidade ficará marcada na história. Apenas pura competição no mais alto nível. Desejo tudo de melhor para você e sua família”, escreveu Edwards.
Com a defesa de título, Leon ampliou a boa fase no Ultimate – já são 12 combates seguidos sem perder. O último revés, curiosamente, veio justamente no primeiro duelo travado com Usman, ainda em 2015. Soberano até 77 kg, Edwards, ao que tudo indica, deve encarar Colby Covington na sequência, conforme anunciou Dana White após o UFC 286.