Em agosto de 2022, Leon Edwards chocou o mundo ao nocautear Kamaru Usman, então lutador número um peso-por-peso do Ultimate, e conquistar o cinturão meio-médio (77 kg) da companhia. Neste sábado (18), ‘Rocky’ fará sua primeira defesa de título da categoria, novamente diante do ex-campeão dela, em seu país natal, Inglaterra. E, às vésperas do confronto, as circunstâncias parecem encher o líder da divisão de confiança.
Em entrevista ao canal ‘BT Sport’, Leon questionou o estado mental de Usman, que sofreu sua primeira derrota via nocaute da carreira justamente na disputa que também lhe custou o cinturão do Ultimate. Na opinião do inglês, é difícil se recuperar de um ‘trauma’ dessa magnitude em tão pouco tempo. Para pintar um cenário ainda mais a seu favor, ‘Rocky’ exaltou o fato de lutar ‘em casa’ no UFC 286, com sede na ‘O2 Arena’, em Londres (ING).
“Para ele, a luta estava indo a seu favor. O que ele mudou? A forma que ele lutou comigo da última vez é a forma que ele luta. Não consigo vê-lo, em um espaço de cinco, seis meses, se tornando um lutador totalmente diferente. Não vejo isso acontecendo. Um nocaute afeta a todos de forma diferente. Ele tem 35, 36 anos agora? Vindo de nocaute e lutando contra o mesmo cara que acabou de te nocautear, vamos ver como ele retorna e reage. Esta também será a primeira vez dele lutando no ‘quintal’ de alguém. Esse é o show da minha cidade. Nunca perdi na Inglaterra. Uso a multidão como energia. Não vejo como ele conseguiria ir até lá e me derrotar”, avaliou Leon.
O embate entre Usman e Edwards, que serve como ‘main event’ do UFC 286, será o tira-teima para desempatar o retrospecto entre os dois atletas. Em 2015, Kamaru levou a melhor por decisão unânime. Já em 2022, foi a vez do inglês dar o troco com o triunfo por nocaute. Além do desempate, a trilogia também define o novo campeão até 77 kg da principal liga de MMA do planeta.