Leon Edwards mal defendeu o cinturão dos meio-médios (77 kg) do UFC pela primeira vez e já descobriu seu próximo adversário. No último sábado (18), em Londres (ING), ‘Rocky’ seguiu como campeão da categoria ao vencer Kamaru Usman novamente, agora por decisão majoritária, na trilogia. Na sequência, Dana White anunciou que o britânico deve se preparar para medir forças com Colby Covington, mas o atleta não concordou com tal escolha e escancarou sua preferência por enfrentar um lutador diferente.
Edwards apontou que ‘Chaos’ não fez por merecer disputar o cinturão dos meio-médios do UFC, uma vez que venceu Jorge Masvidal, em março de 2022, e, desde então, não lutou mais. Vale pontuar que Covington, número dois da categoria, foi escalado pela companhia para ser o reserva imediato da trilogia entre ‘Rocky’ e Usman e mostrou profissionalismo ao bater o peso. Contudo, o britânico ignora tal fato e revela que prefere encarar ‘Gamebred’. É bem verdade que o veterano vive má fase no MMA, com três derrotas seguidas, e, agora, enfrenta Gilbert ‘Durinho’, em abril, mas, caso vença o duelo, sua sorte pode mudar. Tudo porque o campeão expressa o desejo de ter seu tão sonhado acerto de contas com o rival, após ter sido agredido por ele em 2019, nos bastidores de um evento em Londres.
“Para pay per view, provavelmente se Masvidal vencer Durinho, essa é a luta a fazer. Essa é a luta que preciso ter. Há uma história para contar. Se ele vencer, vou dar uma olhada, vou considerar. Se ele me implorar, posso deixá-lo lutar. A luta contra Covington literalmente não há história. Sobre Masvidal, simplesmente, não gosto dele. Acho ele um esquisito. Não sei o que dizer sobre ele. A única razão pela qual daria a chance para Masvidal é porque não gosto dele. Acho que seria uma luta fácil para mim. Ele é apenas estranho”, declarou o campeão do UFC, na coletiva de imprensa pós-show.
Leon Edwards, de 31 anos, sempre figurou na elite dos meio-médios do UFC e, finalmente, alcançou o topo da categoria em 2022. Na maior organização de MMA do mundo desde 2014, o britânico é dono de um registro com 13 vitórias, duas derrotas e um ‘no contest’ (sem resultado). Seus principais triunfos foram sobre Albert Tumenov, Donald Cerrone, Gunnar Nelson, Kamaru Usman (duas vezes), Nate Diaz, Rafael dos Anjos e Vicente Luque. Atualmente, além de liderar a divisão, ‘Rocky’ ocupa o quarto lugar no ranking peso-por-peso da companhia.