Siga-nos
Amanda Nunes é a melhor lutadora da história do MMA
Enquanto competir, a Leoa ostentava dois cinturões de forma simultânea no UFC - Tomaz Jr/PxImages

UFC

Leoa de volta? Amanda Nunes sugere possível retorno ao MMA: “Ainda me sinto uma campeã”

Apontada como a melhor lutadora de MMA de todos os tempos, Amanda Nunes compareceu a ‘Scotiabank Arena’, no Canadá, no último sábado (20), para acompanhar as lutas do UFC 297 – inclusive o duelo entre Raquel Pennington e Mayra Sheetara, que coroou a nova campeã peso-galo (61 kg) da liga – categoria na qual a baiana reinou e fez história. E, acompanhar de perto o cinturão que já foi seu sendo passado para outra competidora aparentemente mexeu com os sentimentos da ‘Leoa’, que não descartou a possibilidade de voltar à ativa na modalidade. 

Durante uma breve participação na transmissão oficial do UFC 297, em entrevista à ‘ESPN’ americana, Amanda explicou a sensação que teve ao assistir o combate que coroou Pennington – rival que a brasileira já derrotou no passado – como a nova campeã da organização. Aposentada desde junho de 2023, a baiana garante que ter pendurado as luvas foi a decisão correta na oportunidade, uma vez que seu foco principal, à época, era estar com a família. Entretanto, Nunes animou seus fãs ao admitir que ainda se sente como uma campeã e sugerir um eventual retorno aos octógonos.

“Estava nervosa (assistindo a luta). Não sei o porquê, mas estava muito. Foi uma mistura de sentimentos, feliz e triste. Quando vi a ‘Rocky’ com o cinturão, estava ok. Não fiquei chateada nem nada do tipo. Acho que tomei a decisão certa me aposentando, descansando um pouco. Para cuidar dos bebês, tenho aproveitado. (…) Ainda sou jovem, fresca. Nós nunca sabemos (o que pode acontecer). Temos muito a fazer, tenho que resolver muitas coisas em casa ainda… ver o que acontece. Não sei, nunca se sabe (risos). Sou uma lutadora e esse é meu trabalho. Amo muito isso. Mas também curto não estar na academia todo dia, ter uma vida normal, ficar em casa e ser preguiçosa. Não (posso) ser preguiçosa como lutadora, é duro. Mas ainda estou saudável e poderosa, inteligente, penso como uma campeã. Ainda me sinto como uma campeã, veremos”, explicou a Leoa.

Bicampeã e currículo invejável

Para chegar ao status de ‘GOAT’ do MMA feminino, Amanda Nunes colecionou feitos dentro do UFC – como ser a primeira mulher campeã de duas categorias de peso distintas e de forma simultânea, nos galos e nos penas (66 kg). Além disso, a baiana despachou basicamente todas as principais estrelas durante sua ascensão no esporte. Nomes como Ronda Rousey, Miesha Tate, Cris Cyborg, Holly Holm e Valentina Shevchenko sucumbiram em confrontos diretos e estão entre as vítimas da Leoa dentro do octógono.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC