O retorno de Kron Gracie ao UFC não foi como o mesmo imaginava. Na edição de número 288, realizada neste sábado (6), em Nova Jersey (EUA), o especialista em jiu-jitsu, sem lutar desde 2019, não foi páreo para Charles Jourdain. No duelo válido pelo peso-pena (66 kg), o brasileiro levou a pior por decisão unânime, conhecendo seu segundo revés seguido no MMA.
Amigo de Nate Diaz, Kron contou com Demian Maia em seu corner no UFC 288, mas a presença ilustre pouco adiantou. Sem variação em seu jogo, o brasileiro foi presa fácil para Jourdain, que controlou a luta do início ao fim. Por sua vez, o canadense se recuperou das duas derrotas seguidas e, empolgado, desafiou Edson Barboza para a sequência dos eventos.
Kron Gracie, de 34 anos, é experiente no grappling, mas busca maior desenvolvimento no MMA. Em sua trajetória nas artes marciais mistas, o brasileiro disputou sete combates, venceu cinco, sendo todos por finalização e perdeu duas vezes. Seus principais triunfos foram sobre Alex Caceres e Tatsuya Kawajiri.
A luta
No início do combate, Jourdain adotou uma postura cautelosa, mas logo assustou Kron com uma sequência de golpes. De forma inteligente, o canadense batia no faixa-preta de jiu-jitsu e saia. Com dificuldade para derrubar, Kron puxou o adversário para baixo. Mesmo por cima, Jourdain, temendo ser finalizado, não atacava, apenas se protegia. Com a luta de volta em pé, o canadense aplicou nova sequência de golpes em Kron no final do round.
No segundo assalto, Kron, novamente, puxou para a guarda e levou o oponente para baixo. Por cima, Jourdain se defendia dos botes e cotoveladas do brasileiro. Ao conseguir se levantar, Jourdain circulava no octógono e castigou Kron com seu arsenal de golpes. Levando a pior em pé, Kron, novamente, puxou para a guarda, mas não conseguiu causar danos no rival.
A terceira parcial foi mais do mesmo. Jourdain foi superior em pé. Kron apenas avançava no octógono, mas sem causar danos com socos ou chutes. Mais rápido e com ritmo de luta, o canadense apostou no volume de golpes para desgastar o brasileiro. Ao puxar para a guarda novamente, Kron foi pouco efetivo no solo. De pé, Jourdain chutava Kron, que permanecia no solo. Na trocação, o canadense seguiu castigando o grappler com suas sequenciais até o encerramento do duelo.
Resultados do UFC 288:
Charles Jourdain venceu Kron Gracie por decisão unânime;
Matt Frevola nocauteou Drew Dober no 1º round;
Kennedy Nzechukwu finalizou Devin Clark no 2º round;
Khaos Williams venceu Rolando Bedoya por decisão dividida;
Virna Jandiroba venceu Marina Rodriguez por decisão unânime;
Parker Porter nocauteou Braxton Smith no 1º round;
Ikram Aliskerov nocauteou Phil Hawes no 1º round;
Claudio Ribeiro nocauteou Joseph Holmes no 2º round.
Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.