Siga-nos
Khabib Nurmagomedov acompanha Umar Nurmagomedov na pesagem do UFC 272.
Khabib (à direita) acredita que seu primo (à esquerda) está pronto para competir pelo cinturão do UFC - Louis Grasse/Ag Fight

UFC

Khabib revela preferência por Merab como próximo rival de Umar Nurmagomedov

No último sábado (3), Umar Nurmagomedov venceu Cory Sandhagen na luta principal do UFC Abu Dhabi, assumiu a segunda posição do ranking do peso-galo (61 kg) e ganhou força para se tornar desafiante ao cinturão da categoria. Ciente do atual cenário, seu primo, Khabib, já revela, inclusive, sua preferência de adversário para que o atleta enfrente na próxima rodada pelo título. Entre Sean O’Malley e Merab Dvalishvili, que duelam em setembro para definir o campeão da categoria, ‘The Eagle’ admite que prefere o georgiano.

Em entrevista ao perfil oficial do UFC nas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), o russo, ex-campeão peso-leve (70 kg), citou que seria interessante acompanhar uma luta de título com um representante da Geórgia e um do Daguestão. Ambas áreas fazem fronteiras no mapa e compõem a região do Cáucaso – nome dado para a área que divide a Europa Oriental da Ásia Ocidental, formado por alguns países como a Geórgia e algumas repúblicas da Rússia, como o Daguestão.

Sendo assim, como são ‘quase vizinhos’ e dividem cultura similar, Khabib admite que gostaria de ver seu primo em ação contra Merab, apesar de ressaltar que Umar está pronto para qualquer tipo de desafio, inclusive O’Malley. Vale pontuar que apesar da boa relação e política de boa vizinhança, Dvalishvili recentemente deu uma alfinetada no prospecto russo, ao indicar que o membro do clã Nurmagomedov está tendo seu caminho até o cinturão encurtado por conta de seu parentesco com o veterano.

Eu quero o Merab (como adversário), sendo sincero. Porque ele é da Geórgia. Somos vizinhos, Daguestão e Geórgia. Quero que o Merab vença porque vai ser uma luta muito interessante. ‘Papakha’ (espécie de chapéu utilizado na região) branco contra ‘papakha’ preto. Mas se o O’Malley vencer, será ‘papakha’ branco contra ‘papakha’ rosa (risos). Será uma boa competição para o O’Malley, uma ótima luta, do mais alto nível para todos os fãs ao redor do mundo. Não é fácil vencer o Umar, assim como não é fácil derrotar o Merab ou o Sean O’Malley. No mais alto nível, tudo pode acontecer, mas na minha opinião, Umar está pronto. Essa luta o coloca em um nível acima, veremos. Ele ainda está evoluindo e aprendendo também. Ele só tem 28 anos”, opinou Khabib.

Terceira possibilidade?

Além de Sean O’Malley ou Merab Dvalishvili, Umar sugeriu um terceiro rival para sua próxima luta no UFC: Deiveson Figueiredo. Um combate contra o brasileiro, porém, não valeria o cinturão dos pesos-galos. Entretanto, definiria com mais certeza e mérito o próximo desafiante da categoria, já que ambos vêm de ótimos resultados nas últimas performances com até 61 kg. Daico, inclusive, também competiu no UFC Abu Dhabi ao derrotar Marlon Vera, ex-desafiante ao título, na decisão unânime dos juízes.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC