UFC

Khabib explica sentimento com conquista de Makhachev: “Sou o campeão até hoje”

Ícone do MMA, Khabib Nurmagomedov era só felicidade ao término do UFC 280. No evento realizado no último sábado (22), em Abu Dhabi (EAU), o russo viu de perto Islam Makhachev, seu amigo de longa data, vencer Charles Oliveira e se tornar o novo campeão do peso-leve (70 kg) da companhia. E, para ‘The Eagle’, a conquista do seu parceiro de treino foi simbólica.

Geralmente, em disputas de título, é Dana White quem coloca o cinturão no campeão. No entanto, no último sábado, Khabib quebrou tal protocolo, já que foi ele que colocou o objetivo mais valioso do peso-leve na cintura de Makhachev. Radiante com a conquista do amigo, Nurmagomedov revela que, com com ele no topo do ranking da categoria, se sente como o número um dela até hoje. Vale lembrar que o astro do MMA marcou época na divisão e seu reinado nela durou de 2018 até 2020.

Inclusive, ‘The Eagle’ só deixou o posto de rei dos leves, porque decidiu se aposentar do MMA. É bem verdade que, nesse intervalo, Charles foi campeão da categoria, mas sem vencer Khabib. Sendo assim, o astro do esporte, que encerrou a carreira invicto, explicou que o feito de Makhachev deu continuidade ao seu legado, uma vez que passou a atuar como treinador, sendo o principal responsável por orientar o atleta na modalidade. Além disso, o russo informou que Dana, ciente de sua ligação com Islam, o autorizou a entregar o cinturão ao seu grande amigo.

“Eu disse a Dana, ‘Tenho que dar esse cinturão a Makhachev, porque não perdi o cinturão’, porque sei que sou o campeão até hoje, antes de Makhachev se tornar campeão. Eles disseram, ‘Sem problemas. Pegue. Isso é seu. Este é o cinturão do Daguestão’. Eles me deram, eu coloquei nele”, declarou o ex-campeão do UFC, em entrevista à ‘ESPN’ americana.

Khabib Nurmagomedov, de 34 anos, se aposentou sendo considerado por parte da comunidade do MMA um dos melhores e mais dominantes lutadores da história do esporte. Em sua carreira, o russo disputou 29 lutas, venceu todas e defendeu o título do peso-leve do UFC em três oportunidades. Os triunfos de maior destaque do ex-campeão da companhia foram sobre Al Iaquinta, Conor McGregor, Dustin Poirier, Edson Barboza, Gleison ‘Tibau’, Justin Gaethje, Michael Johnson e Rafael dos Anjos.

Matérias Recentes

Anthony Hernandez minimiza provocação polêmica de Strickland antes do UFC Houston

Escalado para enfrentar Sean Strickland na luta principal do UFC Houston, que acontece neste sábado…

20/02/2026

Sean Strickland ativa modo sincerão e entrega Michel Pereira: “Primeiro camp que o vi treinar”

Protagonista, ao lado de Anthony Hernandez, do 'main event' do UFC Houston, Sean Strickland também…

20/02/2026

Esquadrão Brasileiro vence a balança e confirma participação no UFC Houston

A pesagem oficial para o UFC Houston, programado para este sábado (21), foi realizada nesta…

20/02/2026

Merab se manifesta após vídeo sugestivo de Poatan: “Vejo um campeão peso-pesado”

O vídeo recente de Alex Pereira, mostrando o lutador pesando 110 kg, provocou reações imediatas…

20/02/2026

Dan Hooker quebra o silêncio após ser acusado de traição com outro homem

Depois de ver supostos detalhes de sua vida pessoal serem expostos publicamente, o lutador neozelandês…

20/02/2026

Ex-campeão do UFC e Vinícius LokDog trocam farpas e esquentam rivalidade

A recente mudança de categoria de Vinícius Oliveira continua gerando novos capítulos nas redes sociais.…

20/02/2026