Após conquistar o cinturão do peso-leve (70 kg) do UFC em outubro, em Abu Dhabi (EAU), Islam Makhachev mudou de patamar no MMA. Como confia e acompanha de perto a evolução do amigo e parceiro de treino no esporte, Khabib Nurmagomedov revela ter planos ousados para a carreira do mesmo. Agora, o russo se prepara para disputar a superluta de campeões da empresa com Alexander Volkanovski, em fevereiro, na Austrália, e ‘The Eagle’ trata o aguardado encontro como um dos muitos embates emblemáticos que seu compatriota vai realizar.
Como não tem dúvida de que seu amigo vai ser dominante como campeão do peso-leve do UFC, Khabib aposta no início da era Makhachev na categoria e projeta um reinado movimentado para o mesmo. Tanto que ‘The Eagle’ revelou o planejamento que elaborou para Islam. De acordo com o integrante do ‘Hall da Fama’ da companhia, seu atleta tem capacidade de superá-lo e se tornar o melhor lutador da história da divisão.
Para alcançar tal status, Khabib estipula que Makhachev realize no mínimo cinco defesas de cinturão no peso-leve, a começar pela luta contra Volkanovski, em um período de três anos. Vale pontuar que além de ‘The Eagle’, Ben Henderson, BJ Penn e Frankie Edgar são os lutadores que mais defenderam o título até 70 kg do UFC (três vezes cada um). De acordo com Nurmagomedov, Islam está apto para assumir tal posto, enquanto ainda possui o tempo como aliado em sua jornada nos esportes de combate.
“Acho que Makhachev precisa de pelo menos cinco defesas de cinturão, talvez seis. Isso seria o ideal. Seis defesas, são seis lutas, três anos. Depois, é possível que o esporte o abandone, porque ninguém consegue ficar no topo para sempre. Da maneira como o todo-poderoso criou o homem, ele primeiro se torna forte e depois fraco. Makhachev é jovem e depois envelhece. Sabendo disso, a meta é cinco, seis defesas”, declarou a lenda do esporte, em entrevista ao canal do ‘YouTube’ ‘Red Corner MMA’.
Islam Makhachev, de 31 anos, se consolidou como o melhor lutador do peso-leve do UFC. Atualmente, o russo é o campeão da categoria e possui 11 vitórias seguidas. Em sua trajetória na companhia, o profissional foi apontado por parte da comunidade do MMA como uma espécie de novo Khabib Nurmagomedov, seu amigo e parceiro de treino, por conta do estilo de luta e dominância no octógono. Seus triunfos mais importantes foram sobre Arman Tsarukyan, Bobby Green, Charles ‘Do Bronx’, Dan Hooker, Davi Ramos, Drew Dober, Gleison ‘Tibau’ e Thiago Moisés.
Khabib Nurmagomedov, de 34 anos, se aposentou em 2020 sendo considerado por parte da comunidade do MMA um dos melhores e mais dominantes lutadores da história do esporte. Em sua carreira, o russo disputou 29 lutas, venceu todas e defendeu o título do peso-leve do UFC em três oportunidades. Os triunfos de maior destaque do ex-campeão da companhia foram sobre Al Iaquinta, Conor McGregor, Dustin Poirier, Edson Barboza, Gleison ‘Tibau’, Justin Gaethje, Michael Johnson e Rafael dos Anjos.