Siga-nos
Diego Ribas/PxImages

UFC

Khabib elogia Charles ‘Do Bronx’ e revela torcida para campeão lutar com Makhachev

Ao que parece, Khabib Nurmagomedov aprovou o fato de Charles Oliveira assumir seu trono no peso-leve (70 kg) do UFC. Em outubro de 2020, em Abu Dhabi (EAU), o russo finalizou Justin Gaethje e anunciou sua aposentadoria do MMA. Com o título da divisão vago, ‘Do Bronx’ encarou Michael Chandler, em maio, se tornou campeão ao nocautear e defendeu o título, no último sábado (11), em Las Vegas (EUA), ao finalizar Dustin Poirier. Se antes ‘The Eagle’ parabenizou o brasileiro pelo resultado positivo, voltou a enaltecê-lo.

É bem verdade que, antes da luta entre Charles e Poirier acontecer, Khabib apostou no americano e, mais do que isso, cravou que é apenas uma questão de tempo para Islam Makhachev, seu amigo e parceiro de treino, ser campeão do peso-leve do UFC e dominar a categoria. No entanto, as atuações do brasileiro no octógono diante de atletas de alto nível mudaram a percepção do russo ao seu respeito. Em entrevista à ‘ESPN’ americana, ‘The Eagle’ reconheceu que ‘Do Bronx’ é um lutador talentoso e que merece estar no topo da divisão.

Inclusive, parte da comunidade do MMA especula que, caso Charles permaneça no caminho das vitórias, o mesmo pode convencer Khabib a sair da aposentadoria para definir quem, de fato, é o melhor peso-leve do esporte. Contudo, o russo deixa claro que sua intenção é seguir na modalidade como treinador e dono do EFC (Eagle Fighting Championship), e não mais como lutador. Como é ex-praticante e fã das artes marciais mistas, o europeu revelou que o duelo que gostaria de assistir seria entre o brasileiro e Makhachev, por conta do estilo de luta que possuem e do excelente momento que ambos vivem profissionalmente. Mas, para tal encontro acontecer, Islam terá que passar por Beneil Dariush, em confronto que deve ser realizado em fevereiro, e o campeão da categoria defender o cinturão pela segunda vez contra Gaethje, de acordo com Dana White.

“Agora, é a hora de Charles. Ele me impressionou e eu realmente acredito que ele é um dos melhores lutadores do mundo no momento, o melhor leve do mundo. Vai ser uma luta muito interessante se Makhachev vencer a próxima luta e Charles vencer a próxima, e eles lutarem no final do ano que vem. Será uma grande luta. Será um pouco como eu contra Ferguson. Makhachev vs Charles, ambos ganham. No momento, Charles tem uma sequência de dez vitórias. Se Makhachev vencer a próxima luta, terá uma sequência de dez vitórias. Vai ser ótimo, é grande luta para os dois e para o UFC, com certeza. Eu realmente espero que ambos ganhem e lutem no final do ano que vem”, declarou a lenda do MMA.

Charles Oliveira, de 32 anos, vive sua melhor fase no MMA. Conhecido no esporte pelo jiu-jitsu de alto nível, o brasileiro mostrou que sua trocação também representa uma ameaça aos oponentes. Atualmente, ‘Do Bronx’ é o campeão do peso-leve do UFC, é o dono da quinta posição no ranking peso-por-peso da companhia e possui dez triunfos seguidos, sendo seis por finalização e três por nocaute. Além disso, o paulista é o recordista de finalizações na história da companhia (15 vezes), é o maior colecionador de bônus (18) e o lutador que mais venceu pela via rápida (18). Seu cartel profissional é composto por 32 vitórias, sendo 29 pela via rápida, oito derrotas e um ‘no contest’ (luta sem resultado).

Para a temporada 2021, Islam Makhachev, de 30 anos, revelou que seu objetivo é se consolidar como um dos melhores atletas do peso-leve do UFC. Atualmente, o russo está embalado com nove vitórias seguidas e vive seu melhor momento na carreira. Em sua trajetória na companhia, o profissional foi apontado por parte da comunidade do MMA como uma espécie de novo Khabib Nurmagomedov, seu amigo e parceiro de treino, por conta do estilo de luta e dominância no octógono. Seus triunfos mais importantes foram sobre Arman Tsarukyan, Dan Hooker, Davi Ramos, Drew Dober, Gleison ‘Tibau’ e Thiago Moisés.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em UFC