Não é segredo que Khabib Nurmagomedov é fã das habilidades de Islam Makhachev como lutador. Na temporada 2021, o russo, ex-campeão do peso-leve (70 kg) do UFC, afirmou que o amigo e parceiro de treino iria assumir seu legado na categoria e avisou que é apenas uma questão de tempo para sua previsão se tornar realidade. Para 2022, a lenda do MMA permaneceu com o mesmo pensamento e sinalizou que, finalmente, chegou a hora do seu compatriota brilhar ainda mais, dando continuidade ao bom trabalho no octógono.
Após Khabib se aposentar do MMA, em outubro de 2020, Charles Oliveira se tornou campeão do peso-leve do UFC, em maio de 2021, e realizou sua primeira defesa de título, em dezembro, quando finalizou Dustin Poirier. É bem verdade que ‘The Eagle’ reconheceu que o brasileiro é um lutador talentoso e o parabenizou por seus feitos no octógono, porém, em entrevista ao site ‘RT Sport’, indicou que Makhachev é o atleta ideal para encerrar o reinado do atual líder da divisão.
Em 2021, o russo disputou três lutas, venceu todas por finalização e, depois de muito tempo, passou a integrar o top-5 do peso-leve do UFC. Como Makhachev deixou de ser uma promessa da categoria e se transformou em realidade, Khabib apostou que, na atual temporada, o atleta vai continuar impressionando e que tal evolução será coroada com o título.
“2021 foi, definitivamente, o melhor ano da carreira de Makhachev. Na minha opinião, ele é o número três no ranking peso-por-peso do UFC. Vamos para 2022 com ainda mais confiança”, declarou a lenda do MMA.
Para a temporada 2021, Islam Makhachev, de 30 anos, revelou que seu objetivo era se consolidar como um dos melhores atletas do peso-leve do UFC e o cumpriu. Atualmente, o russo está embalado com nove vitórias seguidas e vive seu melhor momento na carreira, já que é o quarto colocado no ranking da categoria.
Em sua trajetória na companhia, o profissional foi apontado por parte da comunidade do MMA como uma espécie de novo Khabib Nurmagomedov, seu amigo e parceiro de treino, por conta do estilo de luta e dominância no octógono. Seus triunfos mais importantes foram sobre Arman Tsarukyan, Dan Hooker, Davi Ramos, Drew Dober, Gleison ‘Tibau’, Nik Lentz e Thiago Moisés.