Khabib Nurmagomedov teve participação preponderante para Islam Makhachev conseguir a luta pelo cinturão vago do peso-leve (70 kg) do UFC com Charles Oliveira e na divulgação do combate. No evento realizado no último sábado (22), em Abu Dhabi (EAU), o russo viu seu amigo se tornar campeão da categoria ao impressionar no octógono e, em seguida, desafiar Alexander Volkanovski, rei do peso-pena (66 kg). Empolgado pelo feito e atitude do compatriota, ‘The Eagle‘ indica que também vai atuar na promoção do possível duelo.
Para a luta Makhachev vs Charles, Khabib tirou o brasileiro do sério com suas provocações e, ao analisar o confronto, acertou com precisão o resultado. Antes do combate acontecer, ‘The Eagle‘ classificou o grappling de Islam como superior e apostou que seu amigo iria dominar ‘Do Bronx’ e finalizar o lutador com maior número de vitórias por finalização na historia do UFC. Agora, o antigo rei do peso-leve da companhia repete seu prognóstico para o hipotético encontro entre seu amigo e Volkanovski. Em entrevista à ‘ESPN’ americana, o ícone do MMA, novamente, se mostra convicto do triunfo dominante do compatriota e crava que o fim de ‘The Great‘ vai ser igual ao do paulista.
“Para Volkanovski, vai ser clinch, Makhachev vai bater com muitas joelhadas, tirar toda energia dele, vai derrubá-lo e finalizar. Isso é o que penso, é a maneira como vejo essa luta. Claro que Volkanovski pode boxear, tem uma experiência incrível, defendeu o cinturão muitas vezes, mas o clinch vai matar ele. Até ele sabe disso. Deixem ele se preparar para isso. Quantos meses? Cinco, seis meses? Makhachev está fazendo isso há 20 anos. Deixem ele se preparar. Clinch, wrestling, freestyle wrestling, luta greco-romana, grappling, thai clinch. Volkanovski, nós o respeitamos, mas queremos tomar o seu lugar. Você é o número um peso-por-peso agora, mas Makhachev quer ficar do seu lado. Você tem que se preparar”, declarou o ícone do MMA.
Islam Makhachev, de 31 anos, se consolidou como o melhor lutador do peso-leve do UFC. Atualmente, o russo é o campeão da categoria e possui 11 vitórias seguidas. Em sua trajetória na companhia, o profissional foi apontado por parte da comunidade do MMA como uma espécie de novo Khabib Nurmagomedov, seu amigo e parceiro de treino, por conta do estilo de luta e dominância no octógono. Seus triunfos mais importantes foram sobre Arman Tsarukyan, Bobby Green, Charles ‘Do Bronx’, Dan Hooker, Davi Ramos, Drew Dober, Gleison ‘Tibau’ e Thiago Moisés.