Siga-nos
Chris Unger/Zuffa LLC

UFC

Ketlen Vieira perde luta equilibrada e se afasta de disputa de cinturão no UFC

O plano de Ketlen Vieira em se credenciar como a próxima desafiante ao cinturão dos pesos-galos (61 kg) foi postergado neste sábado (14), no UFC Vegas 64. Em confronto equilibrado diante de Raquel Pennington, a brasileira foi superada por decisão dividida dos juízes e viu o sonho de competir pelo título da categoria se afastar.

A luta

‘Rocky’, como é conhecida, começou o duelo tentando surpreender com um ‘overhand’, mas Ketlen estava atenta. Mais agressiva, a americana marchou para frente em busca do nocaute, e via a brasileira esquivar e lançar jabs de encontro. Mais alta, a atleta da ‘Nova União’ apostou na envergadura, enquanto Raquel buscava o duelo na curta distância. Mesmo na trocação, especialidade da rival, a judoca brasileira levou a vantagem com os melhores golpes no primeiro round.

A estratégia de Raquel se repetiu no segundo assalto, ao buscar a curta distância e lançar golpes singulares. A postura surtiu efeito quando a americana balançou a brasileira com dois diretos e aproveitou para atacar as costas da rival e pressioná-la contra a grade. Com base no judô, Ketlen conseguiu se desvencilhar da posição. Quando a luta voltou para a trocação, a lutadora da Nova União recebeu uma joelhada ilegal na região genital e viu o juiz paralisar a luta por 45 segundos – sem descontar pontos.

Com o confronto virtualmente empatado, as atletas começaram o terceiro e último round com golpes francos de ambas as partes. Após um minuto de boxe, Ketlen encurtou e colocou Raquel de costas para a grade. Após intensa troca de forças, a brasileira conseguiu atacar as costas e conter Pennington nos segundos finais do combate. O desempenho de Vieira, porém, não foi, para os juízes, suficiente para ter o braço erguido.

Raoni Barcelos é nocauteado por primo de Khabib

Não foi desta vez que Umar Nurmagomedov foi superado no MMA. Muito pelo contrário. Primo de Khabib, o russo conquistou uma vitória impactante por nocaute no primeiro assalto diante de Raoni Barcelos e ampliou sua invencibilidade no esporte para 16 vitórias como profissional.

Após início de bastante estudo entre os atletas, Raoni tomou a iniciativa com um bom direto de direita, prontamente respondido por Umar com um chute baixo. Com uma troca constante de bases, o russo confundiu o rival e achou a distância com bons jabs. Na longa distância, o primo de Khabib usou chutes e pisões para manter o brasileiro afastado.

Nos segundos finais, porém, o russo tirou um coelho da cartola. Com um cruzado de esquerda preciso, seguido de um direto de direita, Umar ‘desligou’ Raoni, que caiu apagado no chão. O juiz rapidamente interveio e encerrou a disputa.

Confira abaixo os resultados do UFC Vegas 67 até então:

Raquel Pennington venceu Ketlen Vieira por decisão dividida
Umar Nurmagomedov venceu Raoni Barcelos por nocaute no 1º round
Javid Basharat venceu Mateus Bocão por decisão unânime
Abdul Razak Alhassan venceu Claudio Ribeiro por nocaute no 2º round
Mateusz Rębecki venceu Nick Fiore por decisão unânime
Allan Puro Osso venceu Carlos Hernandez por finalização no 1º round
Daniel Argueta venceu Nick Aguirre por decisão unânime
Charles Johnson venceu Jimmy Flick por nocaute técnico no 1º round

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC