Siga-nos
Usman posa para foto na pesagem cerimonial do UFC 294
Ex-campeão até 77 kg, o nigeriano busca retomar seu posto atraindo a atenção de Belal - Matt Davies/Ag Fight

UFC

Kamaru Usman provoca Belal Muhammad e aumenta rivalidade: “Tudo que faz, faço melhor”

Kamaru Usman é apontado por boa parte de fãs e imprensa especializada como um dos maiores meio-médios (77 kg) da história. E, mesmo aos 37 anos de idade, parece disposto a retomar o posto de campeão da categoria dentro do Ultimate. E prova disso são as provocações diretas feitas para Belal Muhammad, atual detentor do cinturão da organização. Sem papas na língua, o nigeriano alfinetou o americano de ascendência palestina ao questionar suas habilidades dentro do octógono.

Em recente participação no podcast ‘Pound 4 Pound’, ao lado de Henry Cejudo, Usman elegeu Belal como uma “versão não tão boa de mim mesmo”. Os atletas realmente possuem estilos similares, com base no wrestling e na pressão imposta aos adversários. Apesar de ‘Remember The Name’ ter recentemente ‘quebrado a banca’ e vencido Leon Edwards de maneira dominante, Kamaru não parece impressionado e está disposto a provar seu ponto dentro do octógono.

“Cara, você é meio que uma versão não tão boa de mim mesmo. Você é tipo – tudo que ele faz, eu faço melhor. Ele diz: ‘Ah, eu fiz o que você não conseguiu, derrotei o Leon Edwards’. Eu tenho uma vitória contra o Leon Edwards. E na segunda luta, eu dominei o Leon Edwards até que o raio caiu e ele acertou aquele chute. Se tornar o novo campeão, isso sobe à sua cabeça. É como tomar sua primeira cerveja. De repente, você está falando de maneira imprudente com todo mundo”, alfinetou o wrestler nigeriano.

Rivalidade pode virar atalho?

Assim que assumiu o posto de campeão, Belal destacou que o desafiante natural ao título seria Shavkat Rakhmonov, invicto no MMA e considerado o ‘bicho-papão’ da categoria. Porém, após trocar farpas com Usman, o atleta de ascendência palestina abriu as portas para que sua primeira defesa de cinturão fosse também contra o nigeriano, um representante dos veteranos que reinou na última década. Agora resta saber se a mais nova rivalidade entre os meio-médios servirá como um atalho para Kamaru, ou se a nova geração, representada por Rakhmonov, terá prioridade nos planos da alta cúpula do Ultimate.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC