UFC

Kamaru Usman descarta aposentadoria e elege ‘luta ideal’ no UFC

Kamaru Usman é um dos grandes nomes do MMA da atualidade, mas vive momento delicado na carreira. No último sábado (21), em Abu Dhabi (EAU), o ex-campeão dos meio-médios (77 kg) do UFC perdeu para Khamzat Chimaev por decisão majoritária, conhecendo a terceira derrota seguida, algo inédito em sua trajetória como lutador profissional. Mas, apesar do gosto amargo de mais um revés, desistir não é uma opção para o veterano.

Aos 36 anos, Usman descartou qualquer possibilidade de se aposentar do MMA. É bem verdade que o atleta atravessa o pior momento profissional, porém suas três derrotas foram para lutadores de alto nível como Chimaev e Leon Edwards. O nigeriano perdeu a invencibilidade no UFC para ‘Rocky’, em 2022, quando foi nocauteado no último minuto de uma luta que estava ganhando. Na trilogia, realizada em março na casa do britânico, Kamaru foi competitivo, mas levou a pior por decisão majoritária.

Curiosamente, o resultado se repetiu contra ‘Borz’, em combate que assumiu faltando poucos dias para sua realização, ou seja, sem ter feito um camp completo. Disposto a voltar ao caminho das vitórias, o nigeriano elege Dricus du Plessis como potencial oponente no peso-médio (84 kg). Vale pontuar que o sul-africano ‘Stillknocks’ se tornou rival do veterano e de Israel Adesanya após contestar os laços dos atletas com a África, pois eles se mudaram com suas famílias para continentes diferentes, na juventude.

“É difícil dizer, ‘Tire um tempo do esporte’. Acabei de sair do sofá para lutar em nove dias e enfrentei um touro jovem e faminto como aquele. É difícil, mas vou tirar um tempo e estarei de volta à academia. Não me importo. Chimaev vai lutar pelo título. Eu posso lutar com Du Plessis, no co-main event do UFC 300. Por que não?”, declarou o ex-campeão do UFC, em entrevista à ‘ESPN’ americana.

Histórico de Usman no MMA

Kamaru Usman, de 36 anos, dominou os meio-médios do UFC no período de 2019 até 2022 e defendeu o cinturão da categoria em cinco oportunidades. Não à toa, o atleta é classificado por parte da comunidade do MMA como o segundo melhor lutador da história da divisão, atrás apenas de Georges St-Pierre. No esporte desde 2012, o nigeriano construiu um cartel composto por 20 vitórias e quatro derrotas. Seus principais triunfos foram sobre Colby Covington (duas vezes), Demian Maia, Gilbert ‘Durinho’, Jorge Masvidal (duas vezes), Leon Edwards, Rafael dos Anjos, Sean Strickland e Tyron Woodley.

Matérias Recentes

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025

Joshua Van minimiza diferença de experiência para Alexandre Pantoja antes do UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6) tem sido encarado por fãs e…

05/12/2025

Rixa aleatória! Alex Poatan e Vinícius Lok Dog discutem nas redes sociais; entenda

Nos últimos dias, os fãs de MMA puderam acompanhar uma das discussões virtuais mais inesperadas…

05/12/2025

Alexandre Pantoja revela foco em estabelecer novo recorde no UFC

A coletiva de imprensa do UFC 323, realizada nesta quinta-feira (4) em Las Vegas (EUA),…

04/12/2025

Mais relevante? Paulo Borrachinha compara seu valor no UFC com o de Caio Borralho

Cada vez mais, o UFC se torna uma junção de mérito esportivo e capacidade de…

04/12/2025

Com troféu “A Força do Legado”, Spaten homenageia Flávio Canto no GQ Men of The Year

A Spaten, marca de cerveja premium, que desde 2024 atua ativamente no fomento das artes…

04/12/2025