UFC

Kamaru Usman admite falta de confiança e lamenta luta de 3 rounds contra Chimaev

Kamaru Usman bem que tentou surpreender no UFC 294, mas sucumbiu novamente no octógono. No último sábado (21), em Abu Dhabi (EAU), o ex-campeão dos meio-médios (77 kg) da companhia subiu para o peso-médio (84 kg) para encarar Khamzat Chimaev e levou a pior por decisão majoritária, perdendo a terceira luta seguida. Por estar vivendo um momento delicado e inédito em sua carreira, o veterano abriu o jogo.

Em entrevista à ‘ESPN’ americana, Usman se mostrou abalado com o novo revés e admitiu que, aos 36 anos, deixou de ter a confiança de outrora. Vale pontuar que o nigeriano marcou época no MMA, ficando invicto no período de 2013 até 2022. No entanto, o atleta, ao ser destronado nos meio-médios do UFC por Leon Edwards de forma surpreendente, nocauteado no último minuto de luta, e por não conseguir impor seu jogo contra o mesmo na trilogia, reconheceu que não chegou na melhor condição mental para encarar Chimaev.

Para piorar a situação, o nigeriano assumiu o combate contra ‘Borz’ faltando dez dias para sua realização, uma vez que substituiu Paulo ‘Borrachinha’, que sofreu uma lesão no cotovelo. Sem poder realizar um camp completo para o duelo, Kamaru também não estava 100% fisicamente. Curiosamente, o veterano resistiu à blitz de Chimaev no primeiro round e, na base da trocação, equilibrou a luta, terminando os três assaltos em melhor forma. Justamente por isso, Usman lamenta que o encontro com ‘Borz’ não tenha sido realizado em 25 minutos.

“Você passa anos sem perder, todo o trabalho duro e deixa escapar duas lutas próximas assim. Você começa a questionar as coisas e a duvidar um pouco de si. Você quase esquece como é (vencer). Se há algo que posso tirar desta noite é que preciso confiar mais em mim, em meus treinadores e que estarei de volta. Saí do sofá em dez dias e lutei com um jovem touro faminto. Ele é grande, forte, teve um ano e meio para realmente crescer para lutar nessa categoria, mas eu não. Não confiei na minha forma”, declarou o ex-campeão do UFC, antes de completar.

“Sou um lutador de campeonato e você não pode começar devagar assim. Me dê alguns rounds extras, acho que o mundo sabe qual poderia ser o resultado. São erros de cálculo. Adoro dedicar tempo ao camp e me preparar para essas posições, mas não tive tempo para focar no grappling para poder impedir essas quedas. Não abro mão de posições assim. Essa é a parte que mais me decepciona: desistir dessas posições, porque não tive tempo suficiente para me preparar. Mas isso não é desculpa. Faz um tempo que não entro em uma luta de três rounds”, concluiu.

Histórico de Usman no MMA

Kamaru Usman, de 36 anos, dominou os meio-médios do UFC no período de 2019 até 2022 e defendeu o cinturão da categoria em cinco oportunidades. Não à toa, o atleta é classificado por parte da comunidade do MMA como o segundo melhor lutador da história da divisão, atrás apenas de Georges St-Pierre. No esporte desde 2012, o nigeriano construiu um cartel composto por 20 vitórias e quatro derrotas. Seus principais triunfos foram sobre Colby Covington (duas vezes), Demian Maia, Gilbert ‘Durinho’, Jorge Masvidal (duas vezes), Leon Edwards, Rafael dos Anjos, Sean Strickland e Tyron Woodley.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026