UFC

José Aldo relembra previsão do começo de carreira: “Aposentadoria está próxima”

Depois de encerrar seu segundo reinado na divisão dos penas (66 kg) do UFC e engatar um par de resultados negativos em suas primeiras aparições na divisão dos galos (61 kg), para onde tinha migrado em uma tentativa de se reconstruir, muitos questionaram o futuro de José Aldo no MMA, com alguns chegando a decretar o fim prematuro de sua vitoriosa carreira. Porém, o ‘Campeão do Povo’ conseguiu virar o jogo e hoje, com sua primeira sequência de três vitórias desde 2014, está próximo de uma nova disputa por título no Ultimate. Mas, ao que parece, a aposentadoria também não está tão distante.

Em entrevista ao site ‘Combate.com’, José Aldo admitiu que a hora da despedida está próxima e ainda revelou que o adeus pode vir junto ao cumprimento de uma profecia sua de anos atrás. De acordo com o manauara, no início de sua carreira, ele já havia previsto – em conversa com seu treinador ‘Dedé’ Pederneiras – que terminaria sua carreira como campeão e dono de dois cinturões de diferentes categorias no UFC.

A previsão, que pode se cumprir caso Aldo conquiste o tão sonhado título dos galos, divisão na qual ocupa atualmente a terceira posição no ranking, só não sairá perfeitamente como no script inicial porque, de acordo com o próprio lutador, o planejamento seu e de seu treinador era subir para o peso-leve (70 kg) após dominar os penas, e não descer de categoria, como ocorreu. De qualquer forma, Aldo foca na tentativa de se juntar ao seleto grupo de bicampeões em divisões diferentes do UFC.

“Lá no começo eu disse ao Dedé que aos 35 anos seria campeão e iria me aposentar. Por isso eu digo que está bem próxima a minha aposentadoria, mas eu dizia que sairia como campeão. Então, pode colocar o Merab (Dvalishvili), que é um cara duro, bem ranqueado e que ninguém quer lutar, que eu vou vencê-lo, e depois eu vou conquistar o título, porque já estava escrito. Só que eu e o Dedé tínhamos o sonho de eu ser campeão duplo no peso-pena e no peso-leve. Mas foi totalmente diferente. A gente caiu pro peso-galo e estamos prestes a disputar o título nessa categoria. Eu comecei lutando nos 60kg, e achei que nunca iria voltar a bater esse peso. Agora eu vou terminar nos 60kg, que foi onde eu comecei a minha carreira”, contou Aldo.

Considerado por muitos como o melhor peso-pena da história, José Aldo dominou a categoria entre 2009 e 2015, sendo campeão do WEC e do UFC. Após perder o cinturão para Conor McGregor, o brasileiro retomou a soberania da divisão mais uma vez, até ser destronado novamente, desta vez por Max Holloway, em 2017.

Em busca de novos ares, o ‘Campeão do Povo’ desceu para o peso-galo, onde perdeu seus dois primeiros compromissos, o segundo deles já pelo cinturão da categoria, para Petr Yan. Quando parecia que Aldo estava destinado a nunca mais chegar perto de uma disputa de título, o manauara engatou uma sequência positiva de três vitórias e agora se encontra a um ou dois triunfos de um novo ‘title shot’.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024