UFC

José Aldo relembra previsão do começo de carreira: “Aposentadoria está próxima”

Depois de encerrar seu segundo reinado na divisão dos penas (66 kg) do UFC e engatar um par de resultados negativos em suas primeiras aparições na divisão dos galos (61 kg), para onde tinha migrado em uma tentativa de se reconstruir, muitos questionaram o futuro de José Aldo no MMA, com alguns chegando a decretar o fim prematuro de sua vitoriosa carreira. Porém, o ‘Campeão do Povo’ conseguiu virar o jogo e hoje, com sua primeira sequência de três vitórias desde 2014, está próximo de uma nova disputa por título no Ultimate. Mas, ao que parece, a aposentadoria também não está tão distante.

Em entrevista ao site ‘Combate.com’, José Aldo admitiu que a hora da despedida está próxima e ainda revelou que o adeus pode vir junto ao cumprimento de uma profecia sua de anos atrás. De acordo com o manauara, no início de sua carreira, ele já havia previsto – em conversa com seu treinador ‘Dedé’ Pederneiras – que terminaria sua carreira como campeão e dono de dois cinturões de diferentes categorias no UFC.

A previsão, que pode se cumprir caso Aldo conquiste o tão sonhado título dos galos, divisão na qual ocupa atualmente a terceira posição no ranking, só não sairá perfeitamente como no script inicial porque, de acordo com o próprio lutador, o planejamento seu e de seu treinador era subir para o peso-leve (70 kg) após dominar os penas, e não descer de categoria, como ocorreu. De qualquer forma, Aldo foca na tentativa de se juntar ao seleto grupo de bicampeões em divisões diferentes do UFC.

“Lá no começo eu disse ao Dedé que aos 35 anos seria campeão e iria me aposentar. Por isso eu digo que está bem próxima a minha aposentadoria, mas eu dizia que sairia como campeão. Então, pode colocar o Merab (Dvalishvili), que é um cara duro, bem ranqueado e que ninguém quer lutar, que eu vou vencê-lo, e depois eu vou conquistar o título, porque já estava escrito. Só que eu e o Dedé tínhamos o sonho de eu ser campeão duplo no peso-pena e no peso-leve. Mas foi totalmente diferente. A gente caiu pro peso-galo e estamos prestes a disputar o título nessa categoria. Eu comecei lutando nos 60kg, e achei que nunca iria voltar a bater esse peso. Agora eu vou terminar nos 60kg, que foi onde eu comecei a minha carreira”, contou Aldo.

Considerado por muitos como o melhor peso-pena da história, José Aldo dominou a categoria entre 2009 e 2015, sendo campeão do WEC e do UFC. Após perder o cinturão para Conor McGregor, o brasileiro retomou a soberania da divisão mais uma vez, até ser destronado novamente, desta vez por Max Holloway, em 2017.

Em busca de novos ares, o ‘Campeão do Povo’ desceu para o peso-galo, onde perdeu seus dois primeiros compromissos, o segundo deles já pelo cinturão da categoria, para Petr Yan. Quando parecia que Aldo estava destinado a nunca mais chegar perto de uma disputa de título, o manauara engatou uma sequência positiva de três vitórias e agora se encontra a um ou dois triunfos de um novo ‘title shot’.

Matérias Recentes

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025